Nos últimos oito anos o mundo vivenciou mudanças importantes -- catástrofes naturais, aquecimento global, guerras,doenças, crises econômicas e políticas, entre outras coisas -- que tiveram um impacto direto no modo como habitamos nosso planeta e, portanto, no modo como arquitetos e urbanistas lidam com projetos comunitários.
A importância da arquitetura socialmente engajada foi destacada pela escolha de Alejandro Aravena ao Prêmio Pritzker deste ano, um arquiteto cuja obra carrega a ideia de um profissional ativo e comprometido com a luta por um ambiente urbano democrático. Esta ideia também é refletida pela missão do ArchDaily: "melhorar a qualidade de vida das 3 bilhões de pessoas que se mudarão para as cidades nos próximos 40 anos, proporcionando inspiração, conhecimento e ferramentas para os arquitetos que enfrentarão o desafio de projetar para elas."
Portanto, em celebração ao 8° aniversário do ArchDaily, nossa equipe de projeto selecionou 24 projetos exemplares, dividiros em 3 categorias. Cada um destes projetos, publicados ao longo dos últimos 8 anos, se dedica a atender as necessidades sociais, comunitárias e cívicas dos contextos onde estão inseridos.
Habitação Social
Selecionamos oito projetos de habitação social, localizados em diversos territórios, que buscam melhores soluções para o habitar coletivo.
Comunidade
Organizações civis ao redor do mundo se engajaram ativamente com a arquitetura ao demandar e tomar parte nas estratégias de desenvolvimento urbano, desenho urbano e arquitetura orientada às necessidades locais.
Espaço Público
Espaços vistos anteriormente como residuais -- há anos ignorados pelos arquitetos -- hoje se tornaram os principais ativadores das cidades que usaram estes locais como um modo de reunir seus cidadãos.