Um revestimento protetor desenvolvido pela Line-X tem o poder de tornar os edifícios virtualmente impenetráveis. O produto - que é borrifado sobre as superfícies - cria uma fina barreira à prova d´água, resistente contra impactos e ação abrasiva e pode suportar altas temperaturas; aspectos que se combinam para tornar a substância quase indestrutível. A mistura, conhecida como "Paxcon®", é mais resistente que o aço e pode ser usada para proteger edifícios de explosões ou desastres naturais como terremotos e tempestades.
As superfícies pintadas com Paxcon® podem resistir a explosões 20 vezes mais fortes que paredes comuns, afirma a empresa após mais de 20 anos de testes rigorosos. Pesquisadores do New Mexico Institute’s Energetic Materials Research and Testing Center (EMRTC) conduziram o teste mostrado no vídeo acima, em que duas paredes idênticas de concreto são construídas; uma pintada com Paxcon® e a outra não. O vídeo mostra a parede que recebeu o composto resistindo à explosão; ela sofre flexão durante a detonação, mas permanece intacta.
A diferença absurda entre as duas paredes e seus interiores após a explosão comprova a capacidade de Paxcon® de evitar fatalidades durante explosões ou colapso estrutural.
A substância, um composto de polímeros elastômeros, se mostrou mais resistente que revestimentos similares de aço inoxidável e fibra de carbono. Além de edifícios, a substância tem sido implementada como revestimento protetor em coletes à prova de bala , equipamentos agrícolas, automóveis e mesmo em aviões. Apesar de sua composição química, testes comprovaram que é seguro beber água potável armazenada em um contenedor revestido com esta substância.
A Line-X já provou a efetividade do composto em madeira, painéis de gesso, tijolos, aço, blocos cerâmicos e já está disponível comercialmente para ser usada em virtualmente qualquer superfície. Sua versatilidade e fácil aplicação podem tornar este composto um material comum na construção civil nos próximos anos.
Para mais informações sobre o Paxcon® , acesse a página da Line-X.