Os danos causados pelo furacão Katrina em 2005 nunca serão esquecidos, mas 10 anos após o início da reconstrução de New Orleans em 2006, uma nova arquitetura emergiu, com projetos de ponta sendo amplamente celebrados pela mídia. A fundação Make It Right, criada após o desastres numa tentativa de ajudar na recuperação da cidade, contratou arquitetos e escritórios reconhecidos, como Morphosis, Shigeru Ban e David Adjaye, para projetarem casas seguras e sustentáveis para a região de Lower 9th Ward. Richard Campanella e Cassidy Rosen, no entanto, desconfiam que esta visão esteja afastada da realidade.
Em seu artigo para o Places Journal, os dois acadêmicos afirmam que casas contemporâneas e modernistas contabilizam apenas 5% da paisagem urbana pós-Katrina. Após estudarem um conjunto de 5 mil casas através de visitas in loco e Google Street View, observaram uma retomada das fachadas históricas, uma espécie de homenagem à iconografia da antiga New Orleans. Todavia, é interessante notar que o uso de elementos históricos é limitado às fachadas -- todos os materiais, tecnologias, interiores e infraestruturas refletem os códigos e necessidades domésticas do século XXI.
Este interesse pela arquitetura do passado é bastante recente, argumentam Campanella e Rosen. Os habitantes de New Orleans são conhecidos por seu pensamento progressivo em relação à arquitetura, especialmente nos anos do pós-guerra. Na opinião de Campanella e Rosen, "a retomada retrô é uma resposta ao passado recente -- décadas difíceis de retração e declínio", que começaram antes do Katrina, mas foram intensificadas após o desastre.
Leia o artigo “14 to 1: Post-Katrina Architecture by the Numbers" aqui.