Arquitetos
Localização
Abu Dhabi - Emirados Árabes UnidosCliente
TDICAno do projeto
2016Fotografias
TDIC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Todos os climas como exceções. Mais quente quando está frio. Mais frio durante o calor dos trópicos. As pessoas não resistem bem ao choque térmico. Nem as obras de arte. Tais observações elementares influenciaram o Louvre Abu Dhabi. O projeto deseja criar um mundo de boas-vindas, combinando serenamente luz e sombra, reflexão e calma. Deseja pertencer a um país, à sua história, à sua geografia, sem se tornar uma tradução plana, o pleonasmo que resulta em tédio e convenções. Também visa enfatizar o fascínio gerado por encontros raros.
É bastante raro encontrar um arquipélago construído no mar. É ainda mais raro ver que ele é protegido por um guarda-sol que cria uma chuva de luz.
A possibilidade de acessar o museu por barco ou encontrar um pontão para alcançá-lo a pé a partir da costa é igualmente extraordinária, antes de ser recebido como um visitante muito aguardado disposto a ver coleções exclusivas, permanecer em livrarias tentadoras, ou provar os chás locais, cafés e iguarias.
É ao mesmo tempo um lugar calmo e complexo. Um contraste entre uma série de museus que cultivam suas diferenças e sua autenticidade.
É um projeto fundado sobre um grande símbolo da arquitetura árabe: a cúpula. Mas aqui, com uma mudança evidente a partir de tradição, a cúpula surge de uma proposta moderna.
A dupla cúpula de 180 metros de diâmetro, oferece uma geometria horizontal radiante através de um tecido perfurado de forma aleatória, que proporciona sombras pontuais e rajadas de sol.
A cúpula brilha na luz do sol de Abu Dhabi. E, durante a noite, esta paisagem protegida é um oásis de luz sob uma cúpula estrelada.
O Louvre Abu Dhabi se tornou o destino final de um passeio urbano, um jardim na costa, um paraíso fresco, um abrigo da luz durante o dia e à noite, sua estética consistente com o seu papel como um santuário para as obras mais preciosas da arte.