Desde a construção do Guggenheim de Frank Lloyd Wright ou mesmo antes, museus e edifícios culturais deixaram de basear suas virtudes em torno de seus conteúdos e passaram a valer-se de si mesmos, tornando-se objetos com suas próprias qualidades estéticas que complementam, de certo modo, as obras que abrigam.
“Displayed” é uma espécie de documentário composto por dois curtas metragens que retratam dois museus icônicos de Nova Iorque, o New Museum (SANAA, 2007) e o MoMA (remodelado por Yoshio Taniguchi em 2004).
Os curtas metragens exploram a relação humana com as formas artísticas, em contraste com suas densas implantações e em intercâmbio com seus espaços de exposição. A série resgata o desejo dos arquitetos de projetar espaços como meios de expressar seus próprios pensamentos em relação a problemáticas contemporâneas, além de simplesmente atender as necessidades dos programas.
Coexistindo com diversos outros edifícios no tecido da metrópole e abrigando diversas exposições e um público variado, ambos os edifícios conseguem operar em duas escalas distintas sem omitir a necessidade de trabalhar na atmosfera de suas salas e entendendo tais espaços como feitos sociais em si mesmos, dotados de uma experiência coletiva única e autônoma.
A série foi filmada entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016 na cidade de Nova Iorque, utilizando como única ferramenta de registro um telefone celular.
Filmado e editado por Fernando Schapochnik
Música original composta por Francisco Nicosia e Mariano Llere.