A reciclagem de materiais na arquitetura é cada vez mais valorizada a fim de possibilitar a criação de projetos sustentáveis. Certamente os contêineres navais tem sido um dos elementos que ganharam destaque nos últimos anos para a concepção de edifícios privados e públicos que respeitam o meio-ambiente. Além do apelo ecológico, esta escolha pode acontecer pela rapidez e facilidade de montagem, pela opção de um canteiro de obras mais limpo, ou até mesmo pelas diferentes soluções projetuais que este material proporciona. Com seus tamanhos padronizados, torna-se possível a criação de uma estrutura modular que permite infinitas possibilidades de intervenção no material, de modo que ele se adeque a diversos usos.
Sendo assim, reunimos aqui 20 exemplos de obras que adotam o uso de contêineres e algumas dicas que certamente te ajudarão durante um projeto com eles. Saiba mais, a seguir.
- Não esqueça de conferir 11 dicas para construir com o contêiner, aqui.
Uso Residencial / Hotéis
A moradia modulada por contêineres estabelece um completo sistema de produção. Este sistema traz alguns desafios, como o controle de temperatura interna. Para solucionar isto é importante estudar a orientação do terreno e da implantação do projeto a fim de tirar proveito do clima local e forrar as camadas interiores com isolante termo-acústico para garantir o conforto do usuário. No entanto, também surgem vantagens como a facilidade de montagem. Em alguns casos cada contêiner requer aproximadamente meia hora para ser erguido. A estrutura de caixa, portas, janelas, coberturas, pisos e paredes pode ser completamente pré-fabricada na indústria, diminuindo o tempo de construção in loco.
Casa Caterpillar / Sebastián Irarrázaval
Residência Modular Amagansett / MB Architecture
Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C.
Residência Huiini / S+ diseño
Uma Última Viagem / Spray Architecture + Gabrielle Vella-Boucaud
Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen
A Casa Suspensa / Casa Container Marília
Geneseo Inn / Ecotech Design
Design Hostel / Holzer Kobler Architekturen + Kinzo
Uso Comercial / Institucional
Os usos comerciais e institucionais podem se beneficiar do ritmo da estrutura modular para criar através do movimento uma imagem marcante para o edifício. Além disso, destaca-se a facilidade de deslocamento dos contêineres, facilitando o transporte e montagem do mesmo projeto para o reuso em diversos lugares.
Pavilhão de Container / People's Architecture
APAP OpenSchool / LOT-EK Architecture & Design
SUPERISCÓPIO / Pedro Barata e Arquitetos Associados
Feito para ser Movido / Arcgency
Sanlitun South / LOT-EK Architecture & Design
Doca Steak Burger / Meius Arquitetura
Infinity Café / RJDL
Loja Container / BBC Arquitectos
Infraestrutura Pública
O contêiner pode ser complementado por leves montantes e outros tipos de estruturas, através de diferentes estratégias projetuais ele pode configurar um elemento fundamental para criar edifícios efêmeros ou fixos para o uso público. Como podemos ver nos dois exemplos a seguir:
Container Park / ATÖLYE Labs
Kontenerart 2015 / Adam Wierciński Architekt
Pop-up Campus Installation – Infitity 6 / Crossboundaries
Este artigo foi publicado originalmente no dia 04 de setembro de 2016 e foi atualizado para compor parte do Tópico do mês do ArcDaily: Reciclagem de materiais. Todo mês, exploramos um tópico através de artigos, entrevistas, notícias e obras. Saiba mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, no ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou um trabalho, entre em contato conosco.