A torre de madeira mais alta do mundo atingiu sua altura máxima. Com 53 metros de atura, o edifício se destaca no skyline de Vancouver, Canadá. Projetada por Acton Ostry Architects, a torre tem 18 pavimentos e teve suas obras iniciadas em 2015 e desde então vem influenciando o surgimento de uma nova onda de torres de madeira. O edifício, que foi construído em uma velocidade recorde, servirá como residência estudantil da Universidade de British Columbia, abrigando 404 estudantes. A obra deve ser inaugurada em meados de 2017.
O edifício apresenta um sistema construtivo híbrido, com núcleos de concreto e elementos pré-fabricados de aço que sustentam a estrutura de madeira maciça. A estabilidade lateral e vertical são garantidas pela combinação destes elementos.
As vigas de madeira laminada colada e os painéis CLT foram produzidos fora do canteiro de obra e posteriormente trazidos ao local. Em seu comunicado de imprensa, a equipe de arquitetos disse que o conjunto do edifício é "como um Lego"; os elementos foram todos cuidadosamente pensados e fabricados para encaixarem-se perfeitamente na obra.
O uso de equipamentos CNC e cortadoras a laser proporcionou um elevado nível de precisão que se refletiu no encaixe perfeito dos elementos construtivos.
As quatro equipes de operários tinham que trabalhar em perfeita sincronia, sem nenhuma equipe se adiantando em relação às demais.
As oito semanas de construção da estrutura de madeira maciça representam um momento importante na construção civil, estabelecendo um novo paradigma no projeto e construção de arquiteturas em madeira.
Para mais informações sobe a primeira etapa da obra, clique aqui.
Via Talk Shop Media.