A Flórida é um estado em negação. Miami está no meio de uma das maiores explosões de edifícios na história da região. O skyline da cidade é repleto de guindastes que se elevam de torres com revestimentos dourados, brancos e verde-água sem fim de uso residencial ou hoteleiro. Este massivo fluxo de investimentos em dólares é absolutamente paradoxal, considerando a iminente calamidade que rodeia o sul da Flórida: o National Oceanic and Atmospheric Administration prevê que o nível do mar poderia, possivelmente, aumentar quase 0,89 metros até a metade do século. Se esta tendência persistir, este número será elevado a 2 metros até o ano de 2100, ameaçando a habitação de toda a região metropolitana.
Dado este angustiante cenário, Miami ou está se recusando a tomar conhecimento do inevitável, ou está desesperadamente tentando se tornar relevante o suficiente para ser salva—não que salvar a cidade seja realmente possível. A região se assenta numa rocha calcária extremamente porosa que claramente descarta a opção de uma barragem no estilo da dos Países Baixos. Se o Atlântico não pudesse fazer nenhuma incursão, a crescente maré iria simplesmente se desmontar por baixo. A topografia plana de Miami não tem nenhuma chance.
O atual governador da Flórida, Rick Scott, tem conduzido uma recuperação econômica após o caos da Grande Recessão. Infelizmente, a política anti-regulamentária, pró-desenvolvimento é uma feroz negação climática. Famigeradamente em 2015, de acordo com o Miami Herald, funcionários de seus Departamentos de Transporte, Saúde e Gerenciamento de Água do Sul da Florida, reclamaram que foram instruídos a não utilizar termos como "mudança climática" ou "aquecimento global" (o Herald também relatou que apesar de alegações, o governador insistentemente negou a validade destes). A falta de atitude de Scott prevalece, enquanto as circunstâncias caminham cada vez mais para o desastre.
Emergindo da ideologia da explosão do mercado imobiliário o Porsche Design Tower, do Dezer Development, que barrou o projeto póstumo e maravilhoso de Zaha Hadid, o One Thousand Museum Tower no centro da cidade de Miami, é, provavelmente, o arranha-céu mais significante em construção na área de Miami. Em 2016, Porsche—um nome tradicionalmente associado a automóveis—agora adorna tudo o que é exorbitantemente precificado, até camisetas de $80. Em parceria com construtoras criadas para construir condomínios ostentosos no Sunshine State foi o lógico próximo paço para o Porsche Design Group. A muito antecipada construção é um arranha-céu de $560 milhões quase finalizada em Sunny Isles Beach, poucas milhas ao norte de Miami Beach. Esta alta estrutura de 57 pavimentos, 196 metros de altura terá apenas 132 unidades. Variando entre 350 a 880 metros quadrados, elas irão inegavelmente ser algumas das residências mais exclusivas da cidade.
O grande alvoroço que rodeia a torre não vai além de sua arquitetura. O volumoso cilindro de vidro projetado por Sieger Suarez Architectural Partnership é decepcionantemente desinteressante. É difícil distinguir entre a fachada do vidro e do mastodonte metal do resto da Collins Avenue. Assim como as Trump Towers de Sunny Isles Beach a algumas milhas ao sul ao longo da costa (pelos mesmos arquitetos e construtores) o edifício é monotonamente simétrico e claramente orientado a amenidades. O projeto faz um grande esforço para se desintegrar do público. A estrutura em si abraça a praia e é significantemente voltada para a Collins Avenue. Sua dupla entrada é inclinada e curva, desencorajando pedestres a passear em seu interior. Nas palavras do próprio presidente da Dezer Development, Gil Dezer: "Realmente estamos fazendo [destes edifícios] uma cidade autônoma, para que você não precise sair".
Esqueça o estigma de Stuttgart, as piscinas de 3 metros a 4,5 metros integradas em cada uma das varandas da cada unidade, a imensa metragem, o pé direito de 6 metros, os toaletes controlados por controle remoto e as vistas panorâmicas do Atlântico. O Porsche Design Tower é interessante por causa de um único artifício: o Dezervator. Sim, a construtora nomeou os elevadores do edifício com o seu próprio nome e são patenteados. Esta é a única razão que chamou atenção do público. O equipamento é incrivelmente decadente, mas realmente uma impressionante engenharia, além de fazer da planta de cada pavimento algo intrigante.
O Dezervator é um elevador automatizados para carros movido a eletricidade e hidráulica (atualmente não há planos para desligá-los sob nenhuma circunstância na rede elétrica do Sul da Flórida). Três Dezervators cujo sistema monopolizador de energia opera de forma independente um do outro, sabiamente se encontram em círculos adjacentes ocupando o núcleo de concreto da torre. Os habitantes podem dirigir seus automóveis diretamente para dentro do edifício e serem transportados diretamente a seus apartamentos, tudo isto sem deixar seus carros ou ter que lidar com serviço de valet. O edifício contém 284 vagas para seus residentes, permitindo com que os moradores possuam quatro carros (nas unidades mais caras) na entrada do 50º pavimento. O Dezervator finalmente preenche o fetiche de poder "dormir com o seu carro esporte". De acordo com Curbed Miami, Dezer alega que o dispositivo seduziu nada mais, nada menos do que 22 bilionários (mais do que 1.2% do total do mundo!) que adquiriram unidades da torre, que inaugura dentro de alguns meses.
Não é surpresa que a Porsche Tower seja uma gloriosa garagem; construtoras são obcecadas por automóveis. Dezer Development é um negócio de pai-filho com sedes em Miami e Nova Iorque, que foi fundado em 1970 por Michael Dezer. Em 1985 ele apostou em comprar e construir 27 acres da costa da Flórida, predominantemente em Sunny Isles Beach. Desde este dia ele é um dos proprietários de praia mais proeminentes da Flórida. Gil Dezer, filho de Michael, orquestrou a proposta do Porsche e possui 29 carros, 17 deles sendo Porsches (incluindo uma Porsche Spyder 550 dos anos 1950 fixada diretamente na parede de seu apartamento no Trump Palace). Porém, estes 29 veículos são um número insignificante se comparado ao de seu pai, que possui mais de 1.000 veículos expostos no Museu Dezer Collection em Miami. Estes poderosos homens têm imensa influência sobre o futuro da cidade. Dada a trajetória de Miami, é quase inevitável que os Dezers tenham se associado e sejam entusiásticos apoiadores de Donald J Trump.
Trump já colaborou previamente com ambos os Dezers no ostentoso projeto da Trump Tower: "Somos mais conhecidos por nossos seis edifícios que fizemos com Donald Trump, nosso futuro presidente, se tivermos sorte... O futuro [de Miami] é muito próspero" vangloria-se Gil Dezer numa entrevista a Miami New Construction Show. De acordo com o Center for Responsive Politics (uma organização de pesquisa sem partidos e sem fins lucrativos que acompanha as contribuições das campanhas) Michael Dezertov (Dezer, abreviando) doou $100.000 para uma das maiores PACs de Donald Trump, a modestamente intitulada "Make America Great Again PAC" (Fazer a América Ótima Novamente). O candidato republicano a presidência condenou a mudança climática como uma total e extremamente cara farsa” e um conceito "criado pelos e para os chineses a fim de fazer com que as manufaturas dos EUA não sejam concocorrentes". Trump também prometeu que, se eleito presidente, irá "cancelar" a participação dos Estados Unidos nos acordos climáticos de Paris, por causa das rigorosas regulamentações ambientais e dar as costas para o resto do mundo civilizado. Coastal Risk Consulting (uma companhia que mede o risco de inundações) estima quase 100 dias de inundação por ano em Sunny Isles Beach até 2045. Considerando que a cidade se assenta meramente a 1 metro acima do invasivo Atlântico, é claro que o interesse dos Dezers é de se tornar comandante-chefe, se eles querem continuar roubando o céu da submergente cidade.
Apesar do estado da Flórida despreocupadamente ignorar o problema e as potenciais consequências da mudança climática e o rumo destrutivo das torres da construtora na beira do mar, o governo local não consegue fazer esperar. Apesar de uma verba anual de $500 milhões, Miami Beach gastar $400 milhões ($160 milhões a menos do orçamento do Porsche Design Tower) é uma tentativa de atrasar o inevitável. Os fundos irão providenciar para a cidade 80 novas bombas projetadas para relocar a água do mar que regula as enchentes da Collins Avenue, bem como servir como uma última linha de defesa contra a contaminação dos reservatórios de água potável em níveis baixos do Condado de Miami Dade. Ainda, entretanto, a Comissão da Cidade de Sunny Isles Beach unanimemente aprovou o Porsche Design Tower em 2011. Como Miami Beach começa a investir em infraestruturas anti-enchente, é praticamente inevitável que Sunny Isles terá que utilizar alguns dólares dos contribuintes de impostos no futuro próximo para proteger suas torres privadas.
Em seu perfil "anônimo" (e público) no Instagram, Gil Dezer, como gdizzle99, nos permite um vislumbre de sua prestigiosa vida por meio de uma dúzia de fotos e vídeos: supercarros de milhões de dólares, um iate, diversos relógios, um jatinho privativo decorado como o logo "Propriedade de Dezer", além de um alegre clique de Robert Frank, da CNBC, "sem querer" tirada no ano passado enquanto gravava o próprio episódio de Dezer de "Vida Secreta de um Super Rico". Gil também oferece amostras do terreno da construção, incluindo um time-lapse de tirar o fôlego da ação dos Dezervators. O vídeo oferece um raro vislumbre da amplitude triplamente-contínua que define o projeto da torre. Para permanecer anônimo, Gil elegantemente captura outra fotografia do Dezervator: "Alguém por acaso sabe o que é isto? Dica: #garotasamamminhaste Haverá um prêmio para a garota mais bonita que ama #hastes".
A corretora do projeto (e vice-presidente de vendas da Dezer Platinum Realty) é a autoproclamada "Rainha do Condomínio de Miami", Ms. Lucrecia Lindemann. Ela sorri em seus anúncios em banners online alegando que orgulhosamente promove o menor preço de venda de um condomínio numa torre de "mais de seis milhões". Quando questionada por e-mail se os clientes haviam demonstrado interesse sobre o nível do mar e a perda de potencial no valor de seus investimentos, ela nunca respondeu.
Infelizmente, esta real ameaça do aumento do nível do mar prejudicando moradias em propriedades de baixos planos continuará sendo ignorada até que a cidade esteja literalmente se afogando. O Porsche Design Tower é uma símbolo adequado para o próprio hedonismo de um por cento de Miami. Assim como Gil Dezer escreveu em sua bio do Instagram: "Aquele que morrer com mais brinquedos, VENCE!!!"
Thomas Musca foi assistente curador do Museu de Arquitetura e Design da exposição de 2013 Never Built: Los Angeles. Atualmente estuda arquitetura na Universidade de Cornell.