Por que devo ter um portfólio on-line?
Uma parte do trabalho em arquitetura inclui disponibilizar no mercado suas habilidades. "Um minuto de networking" é uma habilidade que muitos arquitetos aprendem a fim de serem bem sucedidos no campo criativo, mas ter o dom da palavra não basta, é preciso mostrar seu trabalho. Se você tem um portfólio on-line que é acessível com apenas com uma conexão com a internet, o seu trabalho pode ser convenientemente mostrado durante suas conversas.
A coisa mais importante para se levar em consideração é que, como o seu currículo impresso, o portfólio on-line é uma ferramenta para ajudá-lo a avançar em sua carreira, por isso, deve ser útil para seus objetivos.
A seguir apresentamos oito perguntas que você deve responder a si mesmo ao criar um portfólio on-line:
1. Devo apenas fazer upload em PDF do meu portfólio impresso?
Sim e não. O upload do seu portfólio em PDF em um site de hospedagem como ISSUU é uma maneira fácil para apresentar uma amostra de acesso do seu trabalho on-line. É conveniente para portfólios de trabalho que você possa simplesmente incluir uma URL em vez de um anexo, ou incluir um código QR no seu cartão de visita que conecta diretamente para o ISSUU. Mas este método não é para todos.
Além de simplicidade, a principal vantagem de fazer upload de um PDF é que ele permite que você demonstre suas habilidades de apresentação gráfica na imprensa tradicional, o que é ótimo, se isso foi uma habilidade que você particularmente gostaria de destacar
2. Eu não tenho muito tempo para aprender como codificar ou personalizar um site. Ainda posso ter um portfólio on-line?
Como mencionado anteriormente, você pode simplesmente colocar um PDF do seu portfólio no ISSUU. Uma alternativa para isso é criar uma conta no Behance. A plataforma é hospedada pela Adobe e sua conta gratuita exibe uma coleção de todo o seu trabalho. Não existem recursos de personalização o que, por um lado, torna a configuração simples e fácil mas, por outro, significa que o seu trabalho deve ficar por conta própria, sem qualquer adição de um "fator uau".
3. Como posso criar o meu site?
Se você é bastante categórico sobre ter mais controle sobre a apresentação de seu trabalho, então esta é a pergunta certa para você. Há, finalmente, mais de uma centena de maneiras de criar um site, entre os mais populares hoje em dia estão as três plataformas: Wordpress, Squarespace, e Format.
Squarespace e Format: Ambos os sites são bastante semelhantes em termos de esquema de preços e a interface do usuário. Existem modelos fáceis de usar que lhe dão um site com aparência polida em poucos minutos.
Wordpress: É importante estar ciente da diferença entre wordpress.com e wordpress.org. O primeiro é um serviço de hospedagem que lhe dá opções de personalização limitada, mas o lado positivo é que é gratuito e relativamente fácil de usar. A outra plataforma é, possivelmente, o serviço de criação de sites mais confiável e que está prontamente disponível ao público, no entanto, exige que você hospede seu próprio site, com todo o conhecimento técnico que isso exige.
4. Quantos projetos deverão aparecer no meu site?
A resposta a esta pergunta vai voltar ao que você realmente quer alcançar com o seu portfólio. Sobre currículos impressos, sempre é dito que você só deve caracterizar seu melhor trabalho, não só demonstrar habilidades críticas mas, também, manter um número razoável de páginas. Para sites, você está autorizado a apresentar quanta informação você quiser, por isso, depende exclusivamente do resultado desejado.
5. Como faço para organizar o conteúdo do meu site?
Se você optar por ter um arquivo abrangente do seu trabalho, é importante ter um sistema de organização lógico que torna mais fácil o acesso à qualquer tipo de trabalho que seus futuros empregadores estão procurando. Muitas empresas maiores, como Diller Scofidio + Renfro exibem seus projetos de forma cronológica, mas eles têm categorizado seus projetos em diferentes tipologias. Você pode querer seguir uma técnica similar. É melhor inspirar-se também em outros grandes escritórios de arquitetura, como Foster + Partners ou OMA por eles terem um grande volume de projetos e, consequentemente, um bom sistema de organização.
6. O que é SEO e como ele vai me ajudar?
SEO significa Search Engine Optimization [Otimização de Motor de Busca]. Pode ser uma consideração incrivelmente complexa - até porque, uma indústria inteira foi construída por ele - mas em termos simples, tudo se resume a uma boa mistura de links, conteúdo e palavras-chave em seu site, que aumenta a probabilidade de que os motores de busca, como Google, recomendem o seu site em pesquisas. Há muitas maneiras para você aumentar o ranking SEO do seu site e aqui estão algumas formas de começar.
7. Como posso fazer um portfólio diferenciado?
A resposta rápida a esta pergunta é: Não com gráficos baseados em imagens! É muito tentador criar belos cabeçalhos com base em imagens para websites, mas a desvantagem dessa estratégia é que os motores de busca não podem processar dados baseados em imagens, o que significa que seu site não será tão bem cotado no SEO como você gostaria. Se você tomar a decisão de ter um site bonito, personalizado, vale a pena se certificar de que é feito corretamente. Tentar "hackear" o caminho para um belo site, muitas vezes faz mais mal do que bem.
Passar um tempo extra na formulação de uma paleta de cores exclusiva e investir em um tipo de fonte personalizado e de bom gosto é uma forma eficiente e rentável para ficar fora do comum.
8. Qual é a periodicidade de atualização ideal?
Há poucas coisas mais desanimadoras para um cliente em potencial que encontrar um portfólio on-line que parece abandonado. A regra de ouro é atualizar seu portfólio on-line pelo menos uma vez a cada 6 meses, desde que você tenha um novo projeto para adicionar. Alternativamente, você pode optar por fazer atualizações regulares a cada semana ou mês, algo semelhante ao que Bob Borson tem feito no site Life of an Architect.