No início deste ano, o artista franco-tunisiano eL Seed realizou um mural que atraiu a atenção de vários veículos internacionais e das redes sociais por qualificar esteticamente o bairro de Manshiyat Nasr, no Cairo, uma região associada por muitos a um lixão.
Todavia, não passa de impressão, pois, como diz o artista na palestra TED, a região não é suja tampouco desordenada, mas uma espécie de oficina aberta cuja comunidade se dedica à reciclagem.
Algo semelhante aconteceu com a intervenção. Durante sua realização, muitos pensavam que através da pintura de rua só se levariam cores para o bairro. No entanto, a obra significou muito mais para os envolvidos, segundo conta eL Seed na palestra.
Intitulado "Percepção", o mural apresenta uma frase escrita em caligrafite, uma mescla de caligrafia árabe e grafite. A diferença desta obra em relação a outros murais do artista é que em vez de ocupar um único edifício, Percepção abrange 50 deles!
Frente a isso, cabe perguntar como o artista conseguiu a permissão dos moradores de todos os edifícios? Que frase foi pintada? O que a obra significou para os moradores da região? Conheça a resposta a estas perguntas na TED Talk acima.