O apartamento de Patrick Bateman, de "Psicopata Americano", é um dos cenários mais icônicos da história recente do cinema. A direção de arte estéril, concebida por Gideon Ponte, é tão impessoalmente assustadora quanto a atuação de Christian Bale. Este modelo 3D interativo, desenvolvido pela Archilogic, lhe convida a experienciar os interiores do apartamento -- sem o medo de ser golpeado com um machado.
A sátira do filme se baseia em grande medida no materialismo e superficialidade que a ansiedade de Bateman eleva a um terror e psicose existencial. Então, naturalmente, seu espaço -- é difícil chamar aquilo de casa -- é objeto do mesmo perfeccionismo desumano. De uma cadeira Mackintosh a uma poltrona Barcelona de Mies van der Rohe, cada elemento contribui com a atmosfera desejada para o filme. Mas neste minimalismo extremo, sem qualquer traço de personalidade, o espaço se torna oco, vazio.
Seria esta atmosfera fria e dura intrínseca ao estilo de Manhattan dos anos 1980?por outro lado, a cozinha -- com sua convidativa janela para a sala de estar -- poderia ser um espaço de convívio, um foco social. Em Psicopata Americano, a cozinha é o pano de fundo quase industrial, de aço inoxidável, para a carnificina. O quarto totalmente branco, em vez de lugar de repouso, é um centro cirúrgico. E ainda assim, por seus próprios "méritos", é um apartamento desejável. Faça um passeio virtual pelo lar de Patrick Bateman, a seguir.
Faça o tour acima ou através deste link. A animação o guiará pelo apartamento.
- O ícone da câmera repete a animação.
- Os ícones da planta, casa de boneca e escala humana alteram o modo de visualização.
.