Na semana passada aconteceu em Quito, Equador, a Terceira Conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável, Habitat III. Durante quatro dias, la conferência reuniu à delegações de mais de 142 países que tinham como objetivo aprovar uma Nova Agenda Urbana que foi apresentada no encerramento da cúpula na quinta-feira passada, dia 20 de outubro (saiba mais detalhes aqui).
Além disso, o evento contou com 36.000 participantes e diversos eventos que reuniram profissionais renomados de áreas relacionadas com o desenvolvimento urbano. Um deles foi o ciclo de Urban Talks, que teve como palestrante inaugural ao arquiteto chileno, vencedor do Prêmio Pritzker 2016, Alejandro Aravena.
Durante sua palestra, o curador da Bienal de Veneza deste comentou sobre os atores da sociedade envolvidos na concepção das cidades e como isso determina em grande medida como serão os espaços públicos.
Aravena ainda mencionou a metodologia do Do Tank ELEMENTAL, do qual é co-fundador, para demostrar o quão importante é a interação do ator social nos projetos.