A primeira cidade a instalar uma ciclovia solar que brilha à noite foi Neunen, nos Países Baixos, onde viveu o artista Vincent van Gogh. Por este mesmo fato a ciclovia foi inspirada em uma das obras mais famosas do pintor, o quadro A Noite Estrelada.
Agora foi a vez de Lidzbark Warminski, uma cidade no norte da Polônia, que acaba de inaugurar uma ciclovia que faz uso da mesma tecnologia, porém, localizada na zona rural.
O projeto foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Técnica TPA Sp. z o.o, que usou como referência o projeto holandês, porém, a versão polonesa inclui também um caminho peatonal.
Deste modo, tanto os ciclistas como os pedestres serão facilmente avistados à noite, ao caminhar ou pedalar pela nova via localizada ao lado de uma pista para automóveis.
Igor Ruttmar, CEO do instituto polonês, disse: "esperamos que a trajetória da ciclovia brilhante ajude a prevenir acidentes com pedestres e ciclistas à noite. É um problema aqui na Polônia, especialmente nas áreas mais afastadas das cidades, que são mais escuras e de difícil visualização à noite."
O elemento que torna isso possível é o fósforo, que durante o dia é carregado com os raios solares e, durante a noite, emite a luz por até 10 horas. Este elemento também pode ser alterado para emitir luz de alguma cor específica, como a azul, escolhida pelo Instituto para este projeto.
Veja, a seguir, o primeiro trecho de 100 metros da via ainda em fase de testes.