Neste vídeo, o cineasta Ryan Clancy nos leva para dentro do Lafayette Park, que abriga a maior coleção de edifícios do mundo projetada por Mies van der Rohe.
Devido ao re-desenvolvimento de Detroit e à crescente popularidade do design de meados do século passado, os preços das casas e o custo de vida no bairro aumentaram dramaticamente em apenas 5 anos - colocando a comunidade num pleno enfrentamento com o mercado imobiliário. Vendo a necessidade de documentar Lafayette Park antes que ele mudasse de tom, Clancy usa sua câmera para capturar o diverso grupo de residentes em suas casas, destacando seus relacionamentos com a arquitetura atemporal.
Conhecido principalmente por ser a maior coleção residencial projetada por Mies Van Der Rohe, o Lafayette Park é geralmente um tema de interesse arquitetônico, pouco é discutido sobre seu lado socioeconômico. Este projeto narra a experiência de viver em um bairro icônico e em rápida mudança. A área foi influenciada por um passado sombrio e enfrenta um futuro incerto, tornando esta filmagem uma documentação valiosa de um momento frágil no tempo. Como resultado, "Um Poema de Vidro e Aço" questiona o valor e a sustentabilidade da beleza e da comunidade.
Para saber mais sobre o filme, clique aqui.
AD Classics: Lafayette Park / Mies van der Rohe
Mies van der Rohe's Lafayette Park Named National Historic Landmark