Unter del Linden é o principal bulevar de Berlim e, em seu um quilômetro e meio de extensão, entre a Brandenburger Tor e a Schlossbrücke, é acompanhada de importantes edifícios, entre os quais embaixadas, museus e universidades, além de restaurantes e estabelecimentos comerciais.
Em 2010 teve início a ampliação da linha U5 do metrô, e um trecho da mesma, conhecido como U55, passaria por baixo do bulevar. Antes do início das obras, passavam diariamente cerca de 30 mil veículos pela avenida, porém, esta cifra caiu para 8 mil após as obras.
Em função disso, a Coalizão Verde, através de seu Grupo de Trabalho de Mobilidade e Transporte, propõe que em 2019, um ano antes da abertura da ampliação do metrô, a avenida seja fechada para automóveis privados, dedicando todo seu espaço aos pedestres, ciclistas, transporte público e de carga.
Além disso, o grupo propõe que a Friedrichstraße, localizada no centro e dedicada ao comércio, também seja fechada para veículos privados.
A ideia é impulsionar este projeto e inscrevê-lo na Lei de Mobilidade, que entrará em vigor a partir de 2017. A nova proposta foi submetida a um referendum após reunir mais de 105 mil assinaturas dos cidadãos -- muito mais que os 20 mil exigidos pelo Senado.
Entre os principais pontos desta lei está a criação de uma rede de 350 quilômetros de rotas seguras para ciclistas, a melhoria dos 75 cruzamentos mais perigosos da cidades, a construção de 200 mil estacionamentos para bicicletas nas estações de transporte público e nas vias, e a ampliação da largura das ciclovias, que passará a dois metros.