O urbanismo tático corresponde às intervenções que permitem experimentar mudanças na cidade por um período determinado, oferecendo uma aproximação ao impacto causado caso a iniciativa fosse, de fato, executada.
Em todo o mundo existem vários casos que, diante das necessidades da população, buscaram soluções a partir de intervenções feitas com materiais econômicos e de rápida implementação.
Talvez um dos exemplos mais emblemáticos seja a avenida Times Square em Nova Iorque, região que começou a receber intervenções do Departamento de Trânsito, transformando-se, aos poucos, em um lugar mais agradável para os pedestres e ciclistas.
O resultado foi tão positivo para os habitantes que em 2009 esta movimentada região de Manhattan foi aberta para circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, passando, desde então, a ser um dos espaços públicos mais importantes da cidade.
Este é um dos diversos exemplos usados pelo Guia do Urbanista Tático: Materiais e Projeto (versão 1.0) [Tactical Urbanist's Guide to Materials and Design v.1.0], realizado pela empresa americana Street Plans, com financiamento de John S. and James L. Knight Foundation e revisão de NACTO e Vision Zero Network.
Este guia é define o urbanismo tético como "um enfoque para construir bairros que contem com intervenções e políticas de curto prazo, baixo custo e escaláveis, visando catalizar mudanças em longo prazo."
Voltada a planejadores, engenheiros de trânsito, organizações comunitárias ou qualquer pessoa interessada em melhor a qualidade do espaço público, esta publicação tem como objetivo instruir sobre o projeto de intervenções definidas como urbanismo tático a partir de experiências internacionais que buscam tornar as ruas mais seguras para todos.
Veja a publicação a seguir ou faça o download aqui.