Biscayne Boulevard é uma das avenidas mais emblemáticas de Miami, tendo sido construída na década de 1920. Já nessa época se tornou famosa devida aos diversos estabelecimentos comerciais que lá funcionavam, porém, com o passar dos anos, o comércio migrou para fora das cidade e em seu lugar instalaram-se restaurantes.
Deste modo, a região foi se consolidando como um polo de encontro, recebendo um incentivo das autoridades que impediram o tráfego de caminhões na avenida.
No entanto, o crescimento do parque automotivo da cidade acabou dominando os espaços públicos, afetando negativamente aqueles que vivem e trabalham na região.
POr este motivo, a Autoridade de Desenvolvimento do Centro da Cidade (Miami DDA) elaborou o projeto “Biscayne Green: Reimagining the Boulevard”, que visa tornar o espaço público mais adequado aos habitantes e visitantes através de intervenção de urbanismo tático.
O local escolhido foi a região que compreende três quadras entre as ruas NE 1st y SE 2nd, abaixo da linha férrea Metromover, que será fechado para automóveis durante três semanas, permanecendo aberto apenas às pessoas.
No local foram organizados espaços de descanso, atividades físicas, instaladas mesas de picnic, plantada vegetação e promovidas atividades para os cidadãos.
A intervenção permaneceu em funcionamento até o dia 26 de janeiro, fazendo parte de um projeto piloto financiado pela The Miami Foundation e The Knight Foundation. Ao longo do período em que a instalação ficou em funcionamento, mais de 12 mil moradores e visitantes usufruíram de seus espaços efêmeros
Veja, no vídeo a seguir, a inauguração de Biscayne Green.