![](https://images.adsttc.com/media/images/587f/7d7d/e58e/ce33/8e00/0026/newsletter/propuesta-para-calle-rivoli-paris-ayuntamiento-de-paris.jpg?1484750201)
No início do ano a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, apresentou sua "lista de desejos para 2017", que inclui os principais projetos a serem desenvolvidos este ano.
Um deles tem como objetivo melhorar a mobilidade no centro da cidade e leva em consideração várias iniciativas baseadas na recuperação dos espaços públicos para as pessoas (em detrimento dos automóveis), a promoção de energias renováveis e o cuidado com o meio ambiente.
As propostas foram pensadas como parte da estratégia para melhorar a qualidade do ar na capital francesa que, nos últimos meses, atingiu níveis críticos e impulsionou medidas extremas, como a gratuidade do transporte público até que a camada visível de poluição diminua.
Durante o anúncio dos projetos a prefeita resumiu o enfoque das propostas dizendo: "mais automóveis, mais contaminação, menos automóveis, menos contaminação."
Nesse sentido, uma das principais propostas da administração é a abertura de um quilômetro da via paralela ao rio, entre a Place de la Concorde e a Pont Royal, apenas para pedestres e ciclistas, ficando proibida a circulação de automóveis neste trecho.
Além disso, há três outros projetos relevantes indicados no infográfico a seguir. Em azul, a ciclovia de mão dupla para a rua Rivoli. Em amarelo o percurso de um novo ônibus elétrico e em vermelho uma via que passará a ser exclusiva para ônibus e táxis.
![](https://images.adsttc.com/media/images/587f/7d65/e58e/ce33/8e00/0024/newsletter/transporte-paris-2017-ayuntamiento-de-paris.jpg?1484750178)
A ciclovia da rua Rivoli tem como objetivo favorecer os deslocamentos de bicicleta no centro da cidade e reduzir o tráfego de automóveis pela metade.
Deste modo, a ideia é que esta rua comercial volte a ser um ambiente mais tranquilo e seguro para as pessoas, algo que se perdeu em meio ao ruído e poluição dos veículos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/587f/7d76/e58e/ce8d/9300/000e/newsletter/tranvia-electrico-paris-ayuntamiento-de-paris.jpg?1484750195)
A nova linha de ônibus elétrico é um projeto que poderia ser colocado em marcha a partir de setembro de 2018. Para isso, prevê-se um investimento de €35 milhões na construção das vias de mão dupla.
A primeira etapa compreende um trecho entre a ponte Saint-Cloud e a estação Lyon; a segunda fase continuaria por Bercy até chegar em Valle del Marne onde estarão as futuras estações do Grand Paris Express.
![](https://images.adsttc.com/media/images/587f/7d6e/e58e/ce33/8e00/0025/newsletter/propuesta-para-calle-rivoli-paris-ayuntamiento-de-paris-1.jpg?1484750187)