A artista jordana Raya Kassisieh, com o apoio do escritório norte-americano NADAAA, reutilizou a exposição realizada na Amman Design Week, na Jordânia, para criar cobertores para refugiados sírios e famílias jordanas. A exposição Entrelac, consistia em 300kg de lã tricotada à mão, que foi posteriormente cortada e costurada para criar cobertores para aqueles que fogem da Guerra Civil da Síria.
Durante a inauguração da Semana de Design de Amman, em setembro de 2016, a peça Entrelac foi pendurada no telhado do salão de expositivo. A instalação procurou criar um diálogo entre o design digital e artesanato tradicional. Embora desenhada em softwares de computador, Entrelac foi realizada à mão, com vinte mulheres jordanianas tricotando manualmente as vinte e oito grandes peças que formam a exposição.
As artesãs de todas as regiões da Jordânia cuidadosamente e habilmente tricotaram cada parte em suas casas e oficinas, uma rede de produção que permitiu a fácil instalação da exposição final. Quando o festival de design terminou, tanto a Kassisieh, como a equipe da Amman Design Week, se comprometeram a cortar e transformar a lã de Entrelac em cobertores, que foram distribuídos posteriormente a refugiados sírios e famílias jordanas.
"Este pequeno ato prova que a humanidade existe como uma cadeia de relacionamentos; Alguém teve uma ideia, chamou alguns amigos, um momento surgiu, e Amman Design Week foi lançada. Alguém mais teve uma ideia de tecer o fio de Entrelac em uma história global que terminou em um gesto de ajuda humanitária" - NADAAA.
Em uma guerra brutal com centenas de milhares de mortes e destruição de peças de arquitetura inestimáveis, este gesto sutil de solidariedade da comunidade do design é inspirador.
Notícias via: NADAAA.