Em fevereiro, a cidade de Xiamen inaugurou a primeira ciclovia elevada da China, que, com seus 8 quilômetros de extensão, se tornou a maior ciclovia elevada do mundo.
A construção da infraestrutura foi impulsionada pelo Governo Municipal de Xiamen com o objetivo de oferecer aos habitantes novas alternativas de deslocamento que não congestionem as ruas nem poluam o ar.
O projeto foi concebido pelo escritório dinamarquês Dissing + Weitling, o mesmo responsável pela passarela “Bicycle Snake” inaugurada em 2014 em Copenhague. Sobre a nova ciclovia, o escritório diz que foi desenvolvida "com uma visão que inspira as pessoas a priorizarem as alternativas sustentáveis, como a bicicleta, em vez do automóvel."
O longo da ciclovia há 13 conexões com outros sistemas de transporte público que facilitam a intermodalidade nos deslocamentos diários, ligando três centros financeiros e cinco bairros residenciais da cidade.
Onze destes pontos de intermodalidade correspondem a paradas de ônibus BRT que também funciona em vias elevadas e paralelas à ciclovia; as outras duas conexões ligam a ciclovia ao metrô.
Além disso, há 11 acessos e forma espiral para facilitar a subida sobre duas rodas, estações de bicicletas públicas e 30 mil pontos de iluminação para garantir a segurança dos ciclistas à noite.
Embora a infraestrutura tenha sido projetada para os ciclistas, ha também espaços para o trânsito peatonal, sinalizado com cores diferentes no piso.
Com a abertura desta nova infraestrutura - que em se primeiro mês funcionou em um horário estabelecido entre as 6h30 e as 22h30 - espera-se que no primeiro semestre de 2017 circulem pela ciclovia mais de 3,5 milhões de pessoas.
Veja, no vídeo a segui, um percurso pela nova ciclovia.