A publicação O Desenho de Cidades Seguras trata de temas como: a melhoria no desenho urbano com o intuito de ampliar espaços para o pedestre; a redução de velocidade dos veículos, que ameaça todos os usuários das vias; a promoção de espaços públicos de alta qualidade para pedestres e ciclistas e a melhoria no acesso ao transporte coletivo.
O WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, responsável pela publicação, acredita que tornar as viagens urbanas mais seguras não tem a ver só com a saúde, mas também com a qualidade de vida e com a criação de cidades sustentáveis, competitivas, igualitárias e inteligentes. Prover uma infraestrutura segura e cômoda oferece novas oportunidades para todos.
Andar mais a pé e de bicicleta é uma forma de prosperar, pois ajuda a reduzir as emissões, além de serem formas de transporte ativo e saudável. Ao lado dessas alternativas, o transporte coletivo também pode beneficiar mais pessoas, diminuindo as emissões veiculares que contribuem para o aquecimento global e para a poluição do ar e, ao mesmo tempo, reduzindo o tempo total de viagem. Dessa forma, essas soluções beneficiam não só as pessoas, mas também o planeta e o desenvolvimento econômico.
O guia é recomendado a urbanistas e desenvolvedores de políticas públicas, oferecendo informações e alternativas para mudar a forma como planejam e projetam as cidades e suas vias. As cidades podem usar as práticas descritas no guia para fazer mudanças reais, baseadas no contexto local, e expandir o uso dessas soluções para melhorar a segurança viária e a qualidade de vida de sua população.
Faça o download da publicação completa, aqui.