O trabalho do escritório espanhol RCR Arquitectes, que acaba de receber o Prêmio Pritzker 2017, era, até então, pouco difundido no Brasil, restrito sobretudo à Europa e aos círculos acadêmicos. Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta mantêm seu escritório na pequena cidade de Olot, na região da Catalunha, há quase 30 anos, onde nasceram e estão construídas a maioria de suas obras. Como salientou o júri do Pritzker, uma de suas maiores qualidades é a de mostrar como os arquitetos podem ter "raízes firmes no local e os braços estendidos para o resto do mundo". Através da seleção de vídeos abaixo, é possível conhecer um pouco mais sobre a obra do escritório, e mais especificamente, apreciar a atmosfera de suas obras construídas.
A arquitetura do escritório destaca-se por uma franqueza da materialidade, pelo uso intenso da luz e das transparências. Embora carreguem características semelhantes, cada projeto é bastante sensível ao entorno, mesclando-se e impondo-se ao mesmo na paisagem. Como Glenn Murcutt, presidente do júri do Pritzker, sintetizou: "A colaboração desses três arquitetos produz uma arquitetura austera de nível poético, representando um trabalho atemporal que reflete grande respeito pelo passado, ao passo que projeta a clareza do presente e do futuro".
Entre os nove vídeos selecionados nota-se a diversidade de tipologias que o escritório abrange. Há residências, um museu, um teatro, uma vinícola e a montagem de uma exposição. É possível ainda transportar-se para o cotidiano do escritório -no chamado Laboratório Barberí, uma antiga fundição cujas paredes em ruínas foram mantidas-, durante um dos workshops de verão que os arquitetos oferecem todos os anos. Ou, também, imaginar-se morando em uma de suas residências projetadas, visitando as adegas Bell-lloc ou, mesmo, participando de uma aula no Teatro La Lira com um dos sócios, percorrendo seus espaços, observando sua relação com o entorno imediato e sentindo a aspereza nas suas superfícies de aço cortén.
Ainda que os vídeos estejam em inglês, espanhol e mesmo em catalão, seus planos demorados e enquadramentos sensíveis permitem que possamos assimilar um pouco sobre as estratégias projetuais empregadas pelos arquitetos e compreender um pouco melhor o porquê de sua obra ter recebido um reconhecimento tão importante.