Estamos todos acostumados a ver edifícios em ambientes urbanos, cercado por arranha-céus de vidro e parques. No entanto, em todo o mundo, existem muitos edifícios localizados em espaços muito mais extraordinários. Alguns chegaram a virar notícia por causa de seus locais incomuns, enquanto outros permanecem relativamente escondidos ou até mesmo abandonados. Sejam históricos ou recentes, protegidos ou restaurados, grandes ou humildes, inundados ou flutuantes, os 13 edifícios a seguir têm uma coisa em comum: suas localizações pouco comuns.
1. Gate Tower Building, Osaka
Depois de uma disputa entre proprietários e corporações de rodovias, o Gate Tower Building tornou-se o primeiro edifício no Japão a ter uma estrada passando por ele. A rodovia corta os 5º, 6º e 7º pavimentos da torre, cercada por materiais que redução de som.
2. Mesa Verde National Park, EUA
Cerca de 600 construções de argamassa constituíram esta vila ancestral Puebloan que foi ocupada até cerca de 1300. Eles são encontrados sob uma saliência em um penhasco, a uma altitude de 2600 metros. Em 1978 o local foi listado como patrimônio mundial da UNESCO.
3. Crooked House, EUA
Com um cartaz "Aluga-se" fixado em sua grade, o "Wave Breaker" era um dos edifícios à beira-mar das praias da Carolina do Norte, muito perto da costa. Ele agora foi restaurado e movido mais para o interior, para um local mais comum.
4. Casa de Pedra, Portugal
Como está implícito em seu nome, este edifício se localiza entre "pedras". Quatro grandes pedras, para ser específico, que servem de fundação, paredes e parte do telhado. Preenchendo as lacunas há janelas, uma porta, telhas e paredes feitas com uma mistura de concreto.
5. Maunsell Forts, Inglaterra
Erguido durante a Segunda Guerra Mundial como parte da rede de defesa do estuário do Tâmisa, o grupo de edifícios abatidos foi desativado na década de 1950. Apesar de terem sido assumidos na década de 1970 por estações de rádio pirateadas (com um dos fortes vindo a se tornar uma nação independente), eles estão agora todos abandonados.
6. Cripta Inundada de San Francesco, Ravenna
Devido ao fato de que grande parte de Ravenna era originalmente pântano, as criptas da Basílica de San Francesco estão lentamente enchendo de água. Em outras palavras, estão afundando. Vendo que não há nenhuma maneira de evitar a situação, a cripta é agora o lar de alguns peixes dourados e um pato que vem apreciar o local.
7. Casa Flutuante, Canadá
Este edifício foi construído em cima de boias, permitindo que flutue na superfície do lago Huron em Ontário, Canadá. Os níveis de água do lago variam muito ao longo do ano, o que significa que as fundações flutuantes do edifício têm de ser flexíveis o suficiente para acompanhar o nível da água.
8. Palácio Jal Mahal, Jaipur
Com cinco pavimentos, o palácio de Jal Mahal se localiza em um lago artificial em Jaipur. Quando o lago está cheio, quatro dos pisos do palácio ficam submersos debaixo d'água. Antes das restaurações realizadas no início da década de 2000, as paredes do palácio estavam tão encharcadas que a água escorria de dentro delas.
9. The Cinder Cone, EUA
Cinder Cone é o nome dado a uma casa na árvore em vários níveis, construída por um grupo de carpinteiros profissionais, e amadores, em Skamania Country, Washington, EUA. Há também um curta-metragem mostrando o processo de construção, além de um livro de fotografias, esboços, modelos e notas usadas no processo.
10. Casa Keret, Polônia
Localizada entre duas estruturas urbanas existentes, a Casa Keret é provavelmente a casa mais estreita do mundo. Tem 122 centímetros de largura, no seu ponto mais largo. Jakub Szczesny, o arquiteto por trás do projeto, descreve-o como um "símbolo da Varsóvia moderna enraizada em sua história complicada".
11. Casa no Rio Drina, Sérvia
Empoleirada sobre uma rocha no rio Drina, esta pequena casa de madeira ali está há mais de 45 anos. À medida que a história avança, um grupo de amigos descobriu a rocha enquanto procurava um lugar para se deitar ao sol, observando-a no meio do rio. Contra todas as probabilidades, a casa sobreviveu através de fortes inundações, ventos e correntes.
12. O Antigo Moinho, Vernon
Agora o símbolo de Vernon, esta construção de madeira localizada em lugar tão incomum, foi mesmo visitada e pintada por Claude Monet. Foi provavelmente construída no século XVI, originalmente erguida sobre o rio Sena em uma ponte de madeira que, após ser destruída várias vezes, foi substituída por uma ponte de pedra no século XIX.
13. Rooftop Rock Villa, Pequim
Um residente rico morando no 26º andar deste prédio de apartamentos em Pequim decidiu expandir seu apartamento para cima - usando rochas e árvores falsas, e sem pedir permissão para as autoridades. Depois do peso dos acréscimos ter causado problemas estruturais e hidráulicos no edifício, as autoridades locais exigiram que o forte montanhoso fosse desmontado.