Projetada pelo escritório de arquitetura de interiores baseada em Düsseldorf Falkenberg Innenarchitektur, Casa Rheder II é um retiro sereno, que se integra com a paisagem natural. Emoldurando vistas para a idílica vegetação de East Westfalia e águas suaves do rio Nethe, o projeto visa dissolver o caos da vida moderna.
"Em um tempo de excessos, construímos uma casa que torna tangíveis os itens essenciais", disse o cliente. "Não deve ser grande e importante, mas pequena e correta."
Esta era uma casa de férias da década de 1950 e foi reformada a partir de 2015, preservando a laje original e deck sobre a água. São 90 metros quadrados de elementos essenciais: luz, ar e tranquilidade. A estrutura é minimalista, com suportes de aço expostos e uma armação de aço apoiando totalmente as fachadas envidraçadas. Portas de correr de vidro, do chão ao teto, conectam o deck de madeira e a água ao edifício.
Um espelho d'água no lado sudeste da casa reflete o céu e a luz solar no teto interior, dissolvendo ainda mais a separação entre este ambiente e o exterior. A partir da parede oposta uma lareira traz calor para o coração da casa. A sala de estar é terminada com um mobiliário mínimo, permitindo flexibilidade aos residentes para personalizar seu santuário.
A nova e grande tarefa do nosso tempo é deixar de lado o pouco importante e dar mais espaço ao essencial. Sentir-se conectado com a natureza é parte integrante e essencial de nossas vidas. Ela nos dá paz e estrutura, espaço para o pensamento e fundamentação na agitação da nossa era.
Uma divisória deslizante divide a sala de estar e oculta dois quartos íntimos e um banheiro, todos com claraboias. Uma pequena sala técnica está por trás de toda a tecnologia da casa, que pode ser controlada por um aplicativo.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Notícias via v2com.