Não há dúvida de que uma das melhores coisas da arquitetura é a sua universalidade. De onde quer que você venha, o que quer que você faça, arquitetura de algum modo tocou sua vida. No entanto, quando inesperadamente temos que pronunciar o nome de um arquiteto estrangeiro ... as coisas podem ficar um pouco complicadas. Esta é uma situação que a pronúncia errada pode fazer você parecer menos profissional do que você é. (Se você for realmente azarado, isso poderia acabar fazendo você parecer estúpido na frente de seus filhos e do mundo inteiro.)
Para lhe ajudar, compilamos uma lista de 22 arquitetos cujos nomes são um pouco difícil de pronunciar, acompanhada de gravações em que seus nomes são pronunciados impecavelmente. Ouça e repita quantas vezes for necessário até acertar e você estará preparado para qualquer situação potencialmente embaraçosa.
1. Adolf Loos
2. Antoni Gaudí
Lembre-se de colocar a tônica no "i".
5. David Adjaye
6. Eero Saarinen
Os finlandeses são notórios por suas vogais alongadas - certifique-se de exagerar!
8. Juhani Pallasmaa
De novo, vogais alongadas.
9. Jørn Utzon
10. Kazuyo Sejima
11. Kenzō Tange
12. László Moholy-Nagy
Em húngaro, o nome da família é dito primeiro, então você também pode encontrar "Moholy-Nagy László". No entanto, após décadas trabalhando na Bauhaus na Alemanha e depois nos Estados Unidos, ele adotou a ordem ocidental.
13. Le Corbusier
14. Luis Barragán
Não esqueça de forçar o "r".
15. Ma Yansong (Mǎ Yánsōng)
Em mandarim, existem 4 tons principais que podem resultar em 4 significados diferentes do mesmo caractére. Pronunciar o tom certo é o segredo para falar corretamente este nome.
16. Mies van der Rohe
Em alemão, o "e" ao fim de "Rohe" não é mudo.
17. Moshe Safdie
18. Pierre de Meuron
19. Smiljan Radić
Embora Radić seja um arquiteto chileno, ele é de ascendência croata, o que rende ao seu nome uma pronúncia que certamente não é espanhola.
20. Vo Trong Nghia
21. Wolf D. Prix
"Prix" é pronunciado exatamente como é escrito - não como o "prix" em "Grand Prix" como muitos insistem.
Faltou alguém? Deixe suas sugestões na seção de comentários e podemos tentar descobrir a pronúncia correta dos nomes em um próximo artigo.