Temos publicado diversos artigos sobre novos projetos de cruzamentos de trânsito que buscam tornar a vida dos pedestres mais segura. Um destes projetos são as faixas de pedestres inauguradas na cidade de Brummen, Países Baixos, que se iluminam quando as pessoas estão atravessando a rua.
Outro exemplo são os semáforos com luzes LED instalados em algumas ruas as cidades alemãs de Augsburgo e Colônia, e na cidade holandesa de Bodegraven, ajudando a prevenir acidentes em torno das linhas de bonde.
Agora esta tecnologia está sendo empregada pela primeira vez na América Latina, em Rosário, Argentina, onde foram instalados os primeiros semáforos horizontais na pavimentação das calçadas.
Este semáforo se localiza na esquina das ruas Corrientes e Córdoba, no centro da cidade, e é o primeiro de dez que se planeja instalar até o fim do ano em outros cruzamentos movimentados.
A Secretária do Ambiente e Espaço Público, Marina Borgatello, disse que que a iniciativa responde ao fato do "pedestre ser o indivíduo a ser priorizado na cidade. Por isso, colocá-lo no centro da ação e dar-lhe ferramentas para sua auto-proteção é fundamental. A ideia do sistema de luzes no pavimento é advertir o perigo aos transeuntes, colocando a luz estrategicamente na mesma linha de visão de quando estamos olhando o celular na calçada."
Cada um destes semáforos é feito de acrílico e alumínio, evitando infiltrações de água, e contam com luzes LED para garantir maior luminosidade à noite, sem a necessidade de consumir mais energia.
Assim como nos semáforos tradicionais, cada linha se ilumina em vermelho ou verde, de modo coordenado com as convenções e com o sistema de trânsito, evitando confusões.
Com esta inovação, as autoridades de Rosário buscam tornar as ruas lugares mais seguros, reduzindo o número de acidentes envolvendo pedestres (que apenas em 2016 estiveram envolvidos em 210 dos 3.700 acidentes registrados na cidade).