Quando arquitetos precisam apresentar seus desenhos aos clientes e outras partes interessadas, utilizam, tradicionalmente, desenhos, maquetes, modelos em 3D, vídeos, entre outros recursos. Porém, no momento de explicar sua visão que justifica as opções de projeto, a experiência nem sempre consegue transmitir facilmente a mensagem aos clientes, para os quais pode ser difícil visualizar mentalmente o espaço tridimensional que os arquitos propõem.
Os profissionais sempre buscaram a melhor forma de comunicar e expressar tais representações em 3D, a melhor forma de traduzir este desenho que possuem na cabeça para uma representação feita da maneira mais detalhada e real possível. A Realidade Virtual (VR) tem hoje o poder de transportar os clientes ao interior dos modelos tridimensionais, dando a eles, não só um sentido de presença e escala, mas também o poder de experimentar a espacialidade de uma forma quase real. Por outro lado, uma das utilidades mais potentes da tecnologia VR é sua capacidade de gerar benefícios, tais como a economia de tempo e custo durante a fase de desenho dos projetos.
Conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia, certamente aproximará nossas propostas aos clientes.
1. De qual óculos você precisa?
De acordo com a demanda do hardware, é possível agrupar as lentes de VR entre duas categorias gerais:
- Óculos que requerem um smartphone
- Óculos que requerem um PC conectado com cabos
A seguinte imagem representa os modelos principais de cada categoria:
2. Quais conteúdos servem?
O conteúdo de VR pode ser de dois tipos:
- Renders 360 em formato jpg escala 2:1 (por exemplo, 6000 x 3000 pixels). Para realizar renders 360 a partir do Sketchup e 3Ds Max, você pode revisar os seguintes links:
- Criar um render 360 a partir do Sketchup
- Criar um render 360 a partir do Autodesk
- Criar um render 360 a partir do Cinema4D
- Modelos 3D exportados em formato .obj. Porém, é necessário criar a experiência em softwares complexos, e sua visualização requer o uso de óculos sofisticados.
3. Como apresentar seus desenhos em VR?
Através do SentioVR, uma plataforma que permite apresentar seus desenhos em Realidade Virtual de maneira simples e rápida. Para visualizar as experiências criadas nesse formato é possível utilizar diversos suportes que funcionam de forma automática:
PC/Tablet/Smartphone: através do link no navegador é possível ver o espaço como um tour virtual em 360° que permite apresentar a uma audiência sem a necessidade de utilizar óculos de VR.
Cardboard: Pressionando o botão "Cardboard", é possível entrar no modo VR. Inserindo o telefone em um Cardboard é possível visualizar o espaço de forma imersiva. Para mover-se dentro do espaço é necessário ver por 3 segundo o hotspot (flecha) e, assim, é possível navegar dentro do ambiente em modo VR.
Samsung Gear VR: Baixe o aplicativo do SentioVR a partir do Store de Oculus seguindo os passos deste link. É possível entrar em sua conta SentioVR utilizando o código de 6 dígitos para ver seus projetos e espaços criados na plataforma.
4. O que é necessário levar em consideração no momento de apresentar aos clientes?
Em reuniões com clientes é muito provável que você queira acompanhar o que esta sendo visto por eles, para guia-los e fazer comentários dos espaços. SentioVR permite que você veja no navegador de seu PC o que o cliente está visualizando com os óculos, e, assim, você poderá orienta-lo em reuniões mantendo a experiência imersiva.
Com esses passos simples, todos os arquitetos podem criar, compartilhar e apresentar seus projetos em Realidade Virtual sem a necessidade de codificar ou adquirir hardwares complexos e caros.
Acesse e crie sua conta gratuitamente em www.sentiovr.com para apresentar seus projetos em Realidade Virtual agora!