Fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia sobre assentamentos indígenas no vale do rio Mapocho, Santiago é a capital e a cidade mais populosa do Chile. Este centro urbano sul-americano é contido pela Cordilheira dos Andes a leste e pela Cordilheira da Costa a oeste, além de contar com 26 cerros islas, seus morros, espalhados por toda a cidade. Alguns desses cerros islas foram transformados em parques urbanos, como Santa Lucía e San Cristóbal, enquanto Chena, Calán e Renca estão em processo de expansão.
Os quase três séculos de domínio espanhol no que hoje é conhecido como Chile definiram uma arquitetura crioula austera no plano quadriculado (ou hipodâmico) de Santiago: casas de um ou dois pavimentos, paredes de adobe, telhados de telhas e plantas que distribuem os ambientes ao redor de corredores e pátios internos.
Depois que o processo de independência do Chile começou em 1810, e graças à exploração de salitre, cobre e carvão em meados do século, a república e sua elite promoveram uma arquitetura europeísta que refletia as transformações econômicas e culturais que o Chile estava passando. Esse movimento incluiu o projeto civilizador de Santiago promovido pelo prefeito Benjamín Vicuña Mackenna entre 1872 e 1875.
Em 1910, as comemorações do centenário da República se materializaram na construção de grandes infra-estruturas e obras públicas que reforçaram a imagem de uma identidade nacional triunfante, em franco contraste com "o nascimento da marginalidade urbana, o déficit habitacional, o surgimento do proletariado e da classe média burguesa", como propõe Max Aguirre.
Desde a inauguração do Edifício Oberpaur em Santiago em 1929, o movimento moderno moldou a arquitetura chilena do século XX. Inicialmente difundido por jovens arquitetos em contato com a vanguarda européia e americana através de encomendas privadas, o movimento moderno no Chile foi adotado por uma visão de estado de bem-estar social, planejamento e industrialização até os anos 70. A ditadura militar entre 1973 e 1990 relegou os arquitetos ao projeto de segundas casas e arquitetura comercial, com destaque para o surgimento de caracóis comerciais que antecederam do surgimento do shopping center. A cena arquitetônica de Santiago nas últimas décadas concentrou-se no desenvolvimento de grandes projetos envidraçados de intenção cosmopolita em distritos financeiros como Sanhattan e Nueva Las Condes, além do projeto de obras públicas e espaços para iniciativas estatais como o Plano Bicentenário.
Além das obras e lugares aqui apresentados, recomendamos também visitar os bairros Lastarria, Italia, Concha y Toro, Biobío, Yungay e Nueva Las Condes; o sistema de galerias internas do centro de Santiago e a rede de arte pública do metrô da cidade, incluindo o mural "Memoria visual de una nación" de Mario Toral na estação Universidad de Chile.
La Moneda / Joaquín Toesca
Parque Quinta Normal / Claudio Gay (original), Teodoro Fernández (reforma)
Museu Nacional de Belas Artes / Emile Jéquier
Basílica de Lourdes / Andrés Garafulic + Eduardo Costabal
Embelezamento do Cerro Santa Lucía / Benjamín Vicuña Mackenna
Pavilhão Paris—Museu Artequín / Henri Picq
Palácio dos Tribunais de Justiça + Praça Montt Varas / Emilio Doyère, PLAN Arquitectos (Plaza)
Centro Cultural Estação Mapocho / Emilio Jecquier (original), Teodoro Fernández + Montserrat Palmer + Rodrigo Pérez de Arce + Ramón López (reforma)
Casa Central da Pontifícia Universidade Católica do Chile / Manuel Cifuentes
Basílica dos Sacramentinos / Ricardo Larraín Bravo
Centro Cívico + Paseo Bulnes / Karl Brunner
Templo Votivo de Maipú / Juan Martínez
Capela do Monastério Beneditino / Gabriel Guarda + Martín Correa
Piscinas Antilén e Tupahue do Cerro San Cristóbal / Carlos Martner
CEPAL / Emilio Duhart
Parque Metropolitano de Santiago
Unidade de Vizinhança Portales / Bresciani Valdés Castillo Huidobro
Conjunto Residencial Villa Frei / Jaime Larraín + Osvaldo Larraín + Diego Balmaceda
Caracóis Comerciales
Universidade Adolfo Ibáñez, Campus Peñalolén / José Cruz Ovalle
Centro Cultural Palácio La Moneda (CCLM) e Praça da Cidadania / Undurraga Devés
Restaurante Mestizo / Smiljan Radic
Parque Bicentenário / Teodoro Fernández
Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) / Cristián Fernández Arquitectos + Lateral Arquitectura & Diseño
Edifício Cruz del Sur / Izquierdo Lehmann
Museu da Memória e dos Direitos Humanos / Mario Figueroa + Lucas Fehr + Carlos Dias
Parque Bicentenário da Infância / ELEMENTAL
Faculdade de Economia e Negócios da Universidade Diego Portales / Rodrigo Duque Motta + Rafael Hevia + Gabriela Manzi
Ampliação e Remodelação do Museu Chileno de Arte Pré-colombiana / Smiljan Radic
Centro de Inovação UC - Anacleto Angelini / ELEMENTAL
Parque Titanium / Abraham Senerman
NAVE / Smiljan Radic
Parque da Família / Boza Arquitectos
Teatro e Centro Cultural CorpArtes / Renzo Zecchetto Architects
Praça Mirante Pablo Neruda / Carlos Martner + Humberto Eliash + Sebastián Lambiasi + Tomás Westenenk
Templo Bahá’í / Hariri Pontarini Architects
Museu Oficina / Felipe Pommerenke
Palácio Pereira / Cecilia Puga + Paula Velasco + Alberto Moletto
Edifício da Estação de Metrô Plaza de Armas / Beals Lyon Arquitectos
Espaço Del Ángel / Alberto Moletto
Faculdade de Administração e Economia - Universidade de Santiago do Chile / Marsino Arquitectura
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