GARDEN CITY MEGA CITY: Ecossistemas Urbanos de WOHA é a primeira exposição do estúdio WOHA, de Singapura, inaugurada no Museo de la Ciudad de México em ocasião do festival MEXTRÓPOLI Festival Internacional de Arquitectura y Ciudad. A exposição propõe introduzir a biodiversidade e espaços públicos repletos de vida nas megacidades através de projetos climaticamente sensíveis e estratégias urbanas verticais.
A agência global PLANE—SITE produziu este vídeo que mostra as maquetes e impressões da exposição, assim como os pontos de vista de diversos atores envolvidos no evento.
Na América Latina, vale a pena analisar as semelhanças de nossas megacidades com Singapura, e em que medida os experimentos que foram realizados lá podem nos mostrar novos caminhos a explorar dentro das cidades cada vez mais populosas de nosso continente. Jose María Espinosa, Diretor do Museo de la Ciudad de México, disse:
[A Cidade do] México é uma cidade que tem características distintas de outras cidades do mundo, porém, compartilha com elas alguns problemas. A exposição trata da busca atual da arquitetura contemporânea; acredito que agora se esteja trabalhando na possibilidade de ter uma cidade vertical com as vantagens de uma cidade horizontal.
Sobre a relação de aprendizagem mútua que se pode estabelecer entre ambas as regiões, Wong Mun Summ, diretor fundador do WOHA, disse:
Acredito que há muito pouco diálogo entre nossa região e esta parte do mundo, ainda que façamos parte da mesma faixa tropical e vivamos em condições econômicas semelhantes. O mais interessante, e emocionante, é abrir este diálogo e encontrar soluções que se aplicam a nosso contexto compartilhado.
GARDEN CITY MEGA CITY permaneceu aberta ao público até o dia 30 de abril.