É impossível resumir Madri. Se a cidade em si é imensa, os exemplos de arquitetura de qualidade são arrebatadores. Há mais de meio século Madri tem sido o laboratório de experimentação da arquitetura moderna e contemporânea na Espanha, um lugar em que serviu de palco para a construção de arquiteturas experimentais e inovadoras, muitas das quais fracassadas, mas algumas muito bem sucedidas e reconhecidas. Esta seleção busca mostrar exemplos de obras de qualidade inquestionável, sem, no entanto, se tornar um catálogo exaustivo de projetos. Muitos criticam que faltam grandes edifícios e não poderíamos estar mais de acordo. Essa é, quiçá, a beleza de Madri: há diversidade de opiniões e milhares de locais para conhecer; a cidade surpreende a cada passo.
Na lista a seguir, apresentamos as obras que deram forma à modernidade espanhola, edifícios saídos das mentes dos grandes gênios da modernidade como Sota ou Oiza. Porém, limitar a seleção a isso seria muito pouco. Temos também grandes expoentes da primeira contemporaneidade, pioneiros de um movimento rechaçado em um primeiro momento, mas que deu forma à cidade atual.
A lista é, evidentemente, incompleta, pois seria impossível catalogar todos os exemplos de arquitetura de qualidade da capital espanhola, no entanto, ela serve para ajudar o leitor a entender um pouco mais sobre Madri.