O Festival de Arquitectura de Copenhague (CAFx) deste ano ofereceu uma grande variedade de atividades, desde projeções de filmes até exposições sobre o futuro da habitação social. A quarta edição do festival ocorreu durante 11 dias e contou com mais de 150 eventos distribuídos pelas cidades de Copenhague, Aarhus e Aalborg.
A diretora do Festival, Josephine Michau, explicou que, desde a sua primeira edição, a intenção por trás do CAFx era reunir muitos agentes locais para construir novos diálogos em torno da arquitetura. Enquanto sociedade, como nos identificamos com a arquitetura? Que valores atribuímos a ela? Essas perguntas faziam parte do tema desta edição: "Arquitetura como identidade".
Quatro eventos principais marcaram o festival: a estréia mundial do filme "BIG TIME" - um novo retrato do arquiteto Bjarke Ingels, uma grande conferência internacional com os arquitetos visitantes Charles Renfro e Barozzi Veiga, uma exposição intitulada "Never Demolish", que apresentou a transformação da Cité du Grand Parc em Bordeaux, e passeios de bicicleta em torno de Copenhague e Aarhus com os arquitetos da cidade.
Tina Saaby, arquiteta da cidade de Copenhague, ofereceu uma excursão de bicicleta por alguns dos marcos da cidade - incluindo a nova e controversa Ponte Inderhavnsbroen - parando para explicar o raciocínio por trás das medidas que foram tomadas para tornar Copenhague a melhor cidade do mundo para ciclistas. Em Aarhus, o passeio de bicicleta incluiu a Câmara Municipal de Aarhus, de Arne Jacobsen, bem como o ARoS Art Museum, que abrirá seu novo projeto de expansão para o público em 2020.
Este ano, o CAFx fez parceria com a Escola de Arquitetura da KADK para oferecer um curso de verão intitulado "Paisagem como Personagem", com foco na natureza temporal e no caráter da paisagem dinamarquesa. Para mais informações, clique aqui.