O escritório Herzog & de Meuron concluiu a construção de seu mais recente projeto, um arranha-céus residencial de luxo localizado na 56 Leonard Street, em Nova Iorque. Concebido como um empilhamento de residências unifamiliares, o edifício é o mais alto do bairro Tribeca. Com sua silhueta alta e delgada, o 56 Leonard Street é o mais recente de uma série de arranha-céus contemporâneos que pontuam o horizonte de Manhattan.
A abordagem usada para criar a forma "pixelada" da torre foi projetá-la de dentro para fora. Herzog & de Meuron trataram os ambientes individuais como pixels, agrupando-os nível a nível. Ao "pixelar" os ambientes em grupos, o arranjo cria o volume final da torre. A estratégia projetual também cria terraços e varandas e, por dentro, a experiência é "como caminhar por uma sequência de grandes janelas."
O projeto e planejamento do 56 Leonard começou em 2006 e a construção teve início em 2008. O projeto foi adiado quando o grupo Alexico foi atingido pela crise econômica e não conseguiu cobrir os custos da torre. A obra foi retomada em 2012 e concluída em 2016.
Vídeo via: The Real Deal.
Notícia via: Herzog and De Meuron.