A série Never Built inclui até agora Never Built Los Angeles, um livro e uma exposição, e o livro, Never Built New York. Agora, o Queens Museum espera continuar explorando a Nova Iorque que poderia ter sido com a exposição Never Built New York, e lançou uma campanha do Kickstarter para concretizar isso. A exposição, com curadoria de Sam Lubell e Greg Goldin e projetada por Christian Wassmann, explorará 200 anos de propostas e projetos não construídos que poderiam potencialmente alterar cidade de Nova Iorque que conhecemos hoje.
Com inauguração prevista para setembro de 2017, o financiamento coletivo possibilitará a montagem da exposição com desenhos originais, renders, modelos recém-construídos e visualizações em 3D. As recompensas para os apoiadores incluem um poster da exposição, acesso especial à exibição e até mesmo um dos modelos feitos com impressão 3D. O financiamento servirá para apoiar a instalação da galeria, que exibirá modelos, desenhos e esboços raros.
Ao ver como poderia ter sido Nova Iorque, os visitantes da exposição também conseguem entender porque a cidade é como é hoje. Algumas das propostas mais visionárias e inovadoras para Nova York também oferecem aos visitantes uma visão do processo de projeto das mentes criativas que os conceberam. Muitos dos projetos não realizados destacam o fato de que as questões sociais mais urgentes da sociedade estão inteiramente ligadas ao ambiente construído; alguns dos projetos mais loucos surgiram em resposta a problemas sociais que ainda hoje estão presentes. O Queens Museum espera que o apoio do público através do Kickstarter possa iniciar um diálogo comunitário para abordar esses problemas de formas inovadoras.
A campanha do Kickstarter e a própria exposição são uma chance de habitar um mundo que nunca existiu. Você poderia imaginar uma cúpula de vidro cobrindo Manhattan? Buckminster Fuller sim, e fez isso com o objetivo de proporcionar um clima perfeito durante todo o ano. E se a linha elevada da sexta avenida tivesse, em vez de uma estrada de ferro, arcos góticos e colunas coríntias? Ellis Island, também, poderia ter sido muito diferente antes de se tornar monumento nacional. Frank Lloyd Wright a imaginou como uma cidade inteiramente autônoma do futuro, com cúpulas de ar condicionado e calçadas em movimento. A exposição permitirá que você esqueça, por um tempo, a realidade e viva sonho prolongado com alguns dos arquitetos e pensadores mais visionários dos últimos dois séculos.
Para contribuir com a exposição, acesse a campanha no Kickstarter.