A segunda casa no programa Case Study Houses da revista Arts & Architecture mostra as principais características da famosa série de projetos: a ênfase nas áreas de estar banhadas por luz natural, áreas de estar internas e externas, fortes linhas horizontais e cobertura plana. Contudo, esta casa se distingue por detalhes particularmente criativos que conectam as áreas interna e externa e por uma forte consciência em relação à funcionalidade.
À primeira vista, a casa é enganosamente direta: uma fileira de salas quadradas delimitadas por vidro do chão ao teto, juntamente com essa cobertura plana familiar, cria uma aparência impressionante. Mas os arquitetos incluíram muitos elementos para compensar essa precisão e sobriedade - começando com a característica mais dramática, um muro que se estende a partir da borda da propriedade em direção à casa, proporcionando privacidade para o terraço e o jardim voltado para sul.
Este muro curvo continua do portão diretamente para o hall de entrada. Além disso, o canteiro de flores que o muro abriga ao lado do jardim se estende para o interior da casa. Da mesma forma, no lado oposto da sala de estar, a linha da lareira se estende através da parede da janela até o terraço externo. A continuidade do esquema cromático (piso escuro e teto claro, tanto dentro como fora) também ajuda a minimizar a distinção entre áreas internas e externas.
Outro detalhe impressionante é o formato de cunha usado nos gabinetes e pontos da casa. A sala de estar apresenta dois desses casos: a lareira em ângulo; e a separação entre o hall de entrada da sala de jantar. Ao ar livre, também, os terraços não ortogonais impedem qualquer sensação de rigidez.
A casa foi projetada para uma família de quatro pessoas interessadas em entretenimento, e os aspectos práticos não foram ignorados. Tanto a entrada como a bancada de cozinha contam com espaço para um bar, enquanto que os terraços voltados a norte e sul oferecem espaços acolhedores durante todo o ano.
Experienciar esta casa em 3D ajuda a compreender a eficácia do projeto dos espaços internos e externos. Apesar de tentar maximizar o espaço, o projeto conta com uma metragem quadrada bastante alta, tanto no interior (uma vez que o mobiliário está afastado das paredes externas) e fora (dada a perda de privacidade). O vidro e a luz natural contribuem significativamente para ampliar ainda mais a percepção dos espaços.
Veja outros modelos das Case Study Houses feitos pela Archilogic, aqui.