Hoje, em homenagem ao arquiteto Álvaro Siza, que está completando 84 anos, apresentamos uma sessão de fotos do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, registrada por Fernando Guerra (Últimas Reportagens.
O museu implanta-se no parque de Serralves, e dialoga claramente com a paisagem circundante e com a Casa de Serralves, edifício histórico. Constituindo-se de uma edificação baixa e longitudinal no eixo norte sul, em um núcleo central são situadas as salas de exposição, do qual se desprendem dois prolongamentos, com dois braços cada, para sul e norte. Na parte norte esses braços conforma-se um pátio de entrada, que acolhe os visitantes. Os jogos volumétricos e os recuos resultam em espaços mais íntimos e, muitas vezes, perspectivas longas para o próprio edifício ou para os jardins.
Siza criou diversos itinerários possíveis para se experienciar a instalação cultural, o que é potencializado pela constante mudança das atividades e programas de exposição. O programa inclui, além das salas de exposições, biblioteca, auditório, restaurante, cafeteria, além das salas de apoio e serviços.
Veja todas as fotografias a seguir: