Como o nome deixa evidente, TUBOTELLA é um módulo feito de garrafas (botellas, em espanhol) recicladas. Este módulo transforma o recipiente plástico em uma peça escultural que, em conjunto com as demais garrafas e caixas de Tetra Pak, adquire resistência física.
TUBOTELLA é um dos cinco projetos envidados por estudantes peruanos da Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) à seleção dos melhor projetos universitários do mundo, realizada pelo ArchDaily em 2016.
Descrição dos estudantes:
TUBOTELLA parte da busca por uma solução através da arquitetura de um dos principais problemas que afetam a população mundial: a contaminação ambiental.
Projetou-se um módulo habitável que utiliza o lixo produzido pelo homem para criar um sistema construtivo inovador que lhe dê um sentido completamente diferente da ideia de "lixo".
O projeto foi concebido basicamente a partir de dois elementos: as garrafas plásticas e as caixas de Tetra Pak, ambos encontrados em abundância no lixo doméstico.
plástico (resistência – estrutura) + Tetra Pak (tecnologia – fechamento)
Aproveita-se a resistência do plástico para a estrutura e a tecnologia das caixas de Tetra Pak para o fechamento. O custo do módulo é quase nulo, o que o torna adequado a muitos usos e situações. Os elementos reciclados são aproveitados em sua totalidade, isto é, não há sobras.
Projeto: Tubotella (Pontificia Universidad Católica del Perú)
Professores: Peter Seinfeld, Felipe Ferrer
Estudantes: Marcelo Bettocchi, Isabela González, Ana Lucia Velarde
Localização: Peru
Realização do projeto: Julio 2016