Há anos o Instagram estabeleceu seu lugar como uma das plataformas visuais e sociais mais prolíficas. Em termos de arquitetura - fotógrafos de arquitetura, publicações digitais e plataformas de desenho floresceram aos olhos de milhões de pessoas. Desde pequenos escritórios até os stararchitects como Sir Norman Foster e Bjarke Ingels têm suas próprias contas de Instagram, nos permitindo uma espiada em sua vida e projetos futuros. Mas o que acontece com os edifícios quando vistos apenas através das lentes do Instagram? O que favorece a possibilidade de uma foto viralizar na plataforma? Nossoz vloggers favoritos de arquitetura #donotsettle, criaram um vídeo explorando a cidade de Roterdã através da lente do aplicativo (veja acima). Nós o comparamos com uma seleção rápida das postagens (georreferenciadas e tagueadas*) mais populares de arquitetura no Instagram para ver quais ferramentas eles usam para viralizar - veja-as a seguir:
*Nota = os números de publicação geradas a partir das tags não representam o número exato de quantas fotos existem, mas podem ser úteis para analisar o sucesso de certas fotografias. Os dados foram registrados no momento em que este artigo foi publicado, portanto, os números podem aumentar.
World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava
#theoculus = 8660+ postagens
A foto em perspectiva captura o interior da "caixa torácica" do edifício de um lado para o outro.
The British Museum Court / Foster + Partners
#britishmuseum = 315,400+ postagens
Nem todas as postagens são da cúpula, mas se apresenta como um dos assuntos mais consistentemente fotografados e compartilhados.
Domo do Parlamento de Berlim / Foster + Partners
#reichstag = 176,270+ postagens
#bundestag = 90,300+ postagens
Jewish Museum Floor / Studio Libeskind
#Jewishmuseum = 42,900+ postagens
#jewishmseumberlin = 4590+ postagens
Um dos detalhes mais descontraídos do premiado museu, caminhar sobre as grossas chapas de ferro cria ecos quando seus pés batem no chão. Sem surpresa, o piso dos rostos é a foto mais icônica do prédio no Instagram.
La Muralla Roja / Ricardo Bofill
#lamurallaroja = 7260+ postagens
A superfície rosa e azul se traduz em milhares de lindas fotografias minimalistas
Serpentine Pavillion, todos os anos (2017: Francis Kéré)
#serpentinepavillion = 4100+ postagens
Embora o pavilhão exista, a cada ano, apenas por tempo limitado, os devotos amantes da arquitetura fazem o registro e o compartilham através de fotos.
Muitas das fotografias georreferenciadas são idênticas, tiradas do mesmo ponto, no mesmo ângulo, às vezes até durante a mesma hora do dia. O Instagram tem o poder de criar tendências rapidamente - então, se uma determinada foto se tornar popular e atrair você, pode ter certeza de que outros também irão seguir. Aqui estão algumas outras tendências que buscamos em algumas das fotos mais bem-sucedidas:
Identidade de um lugar: há uma razão pela qual os edifícios que mais aparecem no Instagram também são destinos turísticos. A Torre Eiffel, o Big Ben, as Pirâmides de Gizé ... as suas postagens estão em milhões (a Torre Eiffel foi a estrutura única mais marcada de 2016, com 3,7 milhões + de postagens, e somente aquelas com as tags). Embora tenhamos tentado manter as imagens mais especificamente arquitetônicas, não há como negar o poder que um edifício tem quando associado a identidade de uma cidade ou país. Mesmo antes do Instagram, você poderia apostar que haveria os mesmos tantos momentos onde cada viajante pararia para tirar a clássica foto de turista. Através do aplicativo, as imagens foram transferidas e multiplicadas - como uma grande lista de destinos das agencias de viagem.
Composição limpa: como menciona #donotsettle, uma composição carregada de árvores ou postes não ajuda em nada na foto que você deseja, sem distração. Isso evita que o quadro seja preenchido com elementos desordenados e permite que o espectador se concentre no que você deseja mostrar: um detalhe, uma curva de um edifício, uma fachada. Embora as fotografias carregadas de informação nem sempre sejam impopulares (pense em Times Square ou Shibuya Crossing em Tóquio), muitas fotos de arquitetura populares do Instagram se revelam em uma composição mínima e sem ruídos.
Simetria: A beleza da simetria é atemporal na arquitetura - o diretor Wes Anderson gosta tanto disso que reserva um lugar especial para ela em muitos de seus filmes. Uma foto simétrica possui grande poder fotogênico e uma tendência a ser repetida novamente por diferentes usuários.
Cor + Materialidade: Essas paredes coloridas em La Muralla Roja? A madeira azul no Serpentine Pavillion de Kéré? O metal escurecido dos rostos no Museu Judaico? Capturando uma cor ou textura singular, usamos a pequena tela do telefone para evidenciá-las e documentá-las. As fotos de detalhes mais populares geralmente são representadas de maneira ortogonal, horizontal ou vertical.
Informação via #donotsettle e Instagram
The World's Most Instagrammed Cities and Architecture of 2016
In 2016, Instagram grew from popular picture viewing app to essential social media tool with over 300 million active users and 95 million photos and videos per day. A digital journal of sorts, the platform is now the best way to let your friends and followers know where you are, what you're doing or what inspires you.