PISEAGRAMA é a única revista sobre espaços públicos do Brasil. Desde a sua fundação em 2010, foram publicadas dez edições da revista, dedicadas aos temas Acesso, Progresso, Recreio, Vizinhança, Descarte, Cultivo, Passeio, Extinção, Autogestão e Recursos. A revista PISEAGRAMA é uma publicação independente e sem fins lucrativos. Por isso, precisa da sua assinatura para continuar existindo. Saiba mais, a seguir.
A equipe editorial trabalha com poucos recursos e investe tempo e trabalho voluntário no projeto, optando por não ter publicidade. Cada revista é um dossiê temático que converge as artes, fotografia, arquitetura, cidades, antropologia e várias outras áreas do conhecimento para se debruçar sobre uma questão. São duas edições anuais com 128 páginas, formato 22.5×30 cm, impressas em papel Chambril Avena 80g no miolo e papel Markatto Concetto Naturale 170g na capa.
A lógica é simples: a revista precisa de assinantes, mas também de uma rede de leitores, para continuar existindo. É por isso que a revista acaba de lançar uma campanha de assinaturas, com descontos que valem até o dia 30 de setembro. “Nossa pequena utopia”, afirmam os editores, “é que a revista constitua uma comunidade ativa na esfera pública no Brasil e se sustente pela sua rede de leitores e assinantes.” Para receber a revista duas vezes ao ano em casa, com frete grátis, há três planos possíveis:
- QUATRO edições da revista por R$ 96,00 [20% de desconto – economia de R$24]
- OITO edições da revista por R$ 180,00 [25% de desconto – economia de R$60]
- DOZE edições da revista por R$ 252,00 [30% de desconto – economia de R$108]
Os leitores também podem comprar um pacote promocional com os números anteriores. Cliquei aqui para assinar.
MAIS SOBRE A PISEAGRAMA
A PISEAGRAMA, mais do que uma revista, é um coletivo dedicado aos espaços públicos (existentes, urgentes, imaginários) e uma plataforma editorial sediada em Belo Horizonte. Editou, além de um conjunto de cartilhas de interesse público, cinco livros: Domesticidades: Guia de Bolso (2010); A Natureza mora ao lado (2011); Atlas Ambulante (2012); Guia Morador (2013) e Escavar o Futuro (2014).
Além das publicações, PISEAGRAMA vem realizando pesquisas, ações, intervenções urbanas, projetos, seminários e encontros de interesse público, que têm obtido reconhecimento em eventos e instituições nacionais e internacionais, como as exposições Como se pronuncia design em português: Brasil hoje, em Lisboa (2017), Publishing Against the Grain, em Nova Iorque (2017), a Bienal de Arquitetura de Veneza (2015) e a Exposição Cidade Gráfica no Itaú Cultural (2014).
Entre as ações do coletivo, destaca-se a Campanha Não-Eleitoral, lançada em Belo Horizonte em 2012 e ainda em plena circulação. A Campanha serviu-se da coincidência com o período eleitoral para ativar uma campanha permanente com dezenas de milhares de cartazes e bolsas coloridos com hashtags: #ÔNIBUSSEMCATRACA, #CARROSFORADOCENTRO, #PARQUESABERTOS24H, #UMAPRAÇAPORBAIRRO, #NADAREPESCARNOARRUDAS (ou no Tietê ou no Capibaribe ou no Guaíba ou no Onça e, mais recentemente, no Tejo).
O coletivo tem como membros Fernanda Regaldo, Renata Marquez, Roberto Andrés, Wellington Cançado, Felipe Carnevalli, Vítor Lagoeiro e Paula Lobato.
LANÇAMENTO
A PISEAGRAMA lança em São Paulo, no dia 19 de agosto, o décimo número da revista, sobre Recursos. O lançamento acontece na Tapera Taperá, no segundo andar da Galeria Metrópole, a partir de 17 horas.
A nova edição inclui artigos e ensaios visuais sobre os direitos fundamentais da natureza, os exorbitantes dados do comércio de peles de animais na Amazônia ao longo do século XX, o extrativismo de recursos naturais, o transporte transcontinental de fragmentos de paisagens terrestres, a renda universal cidadã, a dívida pública, as moedas sociais, as águas urbanas, o fim da escuridão em nossas noites, a exportação de água virtual em commodities, os impactos da construção civil.