Este artigo foi publicado originalmente em guggenheim.org/blogs, sob o título "Wright’s Living Organism: The Evolution of the Guggenheim Museum," e é utilizado com permissão.
Em 1957, no canteiro de obras do Museu Solomon R. Guggenheim, o arquiteto Frank Lloyd Wright proclamou: "É tudo uma coisa só, integral, e não parte sobre parte. Este é o princípio pelo qual sempre trabalhei." O princípio a que Wright se referiu é a ideologia de projeto que desenvolveu ao longo de sua carreira de setenta anos: a arquitetura orgânica. No seu cerne, esse princípio era uma aspiração à continuidade espacial, em que cada elemento de uma edificação fosse concebido não como um módulo discretamente projetado, mas como um constituinte do todo.
Embora não seja a intenção de Wright por si só, é apropriado que o edifício que ele concebeu como um organismo vivo tenha evoluído ao longo do tempo. A integridade geral e a forma espiral que definem suas características permaneceram inalteradas, mas houve uma série de adições e renovações exigidas pelo crescimento e modernização da instituição.
A grande rampa dentro do Museu Guggenheim é frequentemente comparada a uma rua que encerra a rotatória. Mas na ocasião da abertura do museu, o trânsito literalmente foi conduzido através do prédio: entrando na Quinta Avenida, continuando em um caminho curvo e acabando na Rua 89. Wright era apaixonado por automóveis, acreditando que a escolha e o controle que um automóvel oferece aos indivíduos incorpora a democracia. Após receber a comissão para o Museu Guggenheim em 1943 de Hilla Rebay (a diretora fundadora do museu, 1939 - 1949), Wright empurrou o projeto para um lote em Riverdale Park no Bronx. Não preocupado com a característica remota do local, ele estava convencido de que o automóvel e até mesmo as viagens de helicóptero tornariam-se universais após a guerra. Ele escreveu a Rebay: "A multidão da calçada significa menos do que nada para nosso empreendimento".
Depois de o projeto ter sido realocado para um lote dentro do tecido de Manhattan, os primeiros esboços do museu de Wright incluíam resolutamente uma entrada de veículos e vagas de estacionamento; Havia até carros em sua maquete de 1945. No final, os espaços de estacionamento foram substituídos por um parque de esculturas ao ar livre, mas o acesso de veículos foi totalmente funcional até 1975. Naquele momento, tanto o acesso como a garagem estavam fechados, criando espaço para funções essenciais do museu: livraria, restaurante e serviços de entrada.
A via de entrada cortava abaixo do que inicialmente era concebido como um edifício administrativo, que Wright apelidava de "Monitor". Nos primeiros esquemas, esta estrutura abrigava apartamentos para o fundador Solomon R. Guggenheim e Rebay. Em 10 de dezembro de 1958, Wright descreveu o Monitor como: "Um local destinado ao uso do pessoal operacional do museu e para as comodidades das pessoas que o mantêm dia a dia e o operam, bem como para os curadores do museu e seus amigos. Um lugar, portanto, para ocasiões sociais e propaganda".
Uma sala de reuniões para os curadores e uma biblioteca, juntamente com escritórios e outros espaços de trabalho, são detalhadas no conjunto de desenhos técnicos de 1958. Esses documentos mostram os espaços mobiliados com mesas e cadeiras personalizadas que foram projetadas para abraçar as curvas do prédio. Em última análise, esse mobiliário nunca foi construído, e as mesas retangulares padrão foram estranhamente posicionadas no espaço. Apenas quatro anos após a abertura do prédio, em 1963, o segundo andar do Monitor foi convertido em um espaço de galeria, agora conhecida como a Galeria Thannhauser. O restante do Monitor foi modificado ao longo do tempo, e hoje a estrutura abriga uma loja de presentes no piso térreo e espaços de galerias nos Níveis 2 e 4. A última transformação ocorreu no verão de 2016: o Nível 3 agora está completamente dedicado ao café do museu.
Uma das mudanças mais visíveis no edifício é amplamente desconhecida: a evolução da cor da pintura exterior. Quando o museu abriu em 21 de outubro de 1959, o exterior estava mais próximo aos pisos de granilite do interior: uma mistura aconchegante de amarelo e marrom. Os entusiastas de Wright encontrarão essa matiz reminiscente de suas outras estruturas de concreto, incluindo a Torre Price em Bartlesville, Oklahoma (1956) e os terraços da Casa da Cascata (1939).
O processo de pensamento por trás de selecionar a pintura amarelo-clara para a fachada encaixou-se nos princípios da arquitetura orgânica - alinhando deliberadamente a fachada exterior com a cor dos pisos daria uma impressão de um espaço contínuo simples e suave. De fato, para sublinhar a continuidade do edifício, Wright pretendia que a cor de cada superfície fosse consistente. Quando James Johnson Sweeney (o diretor do museu de 1952 a 1960) insistiu para que as paredes internas da galeria fossem pintadas de branco, Wright escreveu em protesto contra Harry Guggenheim, sobrinho de Solomon:
Este tipo de estrutura não tem nenhum interior independente do exterior, à medida que um flui e é do outro. A integridade desaparece se estes estiverem separados e você terá um edifício convencional de antigamente. Os recursos desta nova estrutura são vistos no interior, bem como as características internas que vão para o exterior. Esta integração produz uma nobreza de qualidade e a força da simplicidade - uma verdade de que nossa cultura ainda viu pouco e James nunca viu... Por isso, rasgar o interior do exterior do memorial reduziria seu caráter, destruindo realmente a virtude e a beleza do edifício.
Wright perdeu essa batalha, mas a seleção da cor da pintura exterior seria exclusivamente sua. Dito isto, o prédio teve a pintura amarelo-clara por apenas cinco anos. Uma série de pinturas nas décadas subsequentes lentamente transformaram o museu no que a maioria pensa como um edifício esbranquiçado (na verdade, é um cinza claro, especificamente Tnemec BF72 Platinum). Em 2007, após uma análise minuciosa que envolveu o descobrimento de até 12 camadas de tinta sobre a forma concreta, a New York City Landmarks Commission designou a perpetuidade de uma única cor de tinta. Eles decidiram em cinza claro e frio, a cor que é mais comumente associada ao edifício, ao contrário de restabelecer dramaticamente o amarelo-claro de Wright.
Ao longo dos anos, à medida que o edifício foi renovado e expandido, a intenção de Wright foi consultada e desafiada. O projeto para o museu desenvolveu-se ao longo de 16 anos, desde a sua comissão em 1943 até o prédio inaugurado em 1959. Mudanças foram feitas até mesmo durante o período de três anos de construção. A visão de Wright refere-se ao contexto e circunstância, e o significado histórico da estrutura se desenvolveu ao longo do tempo. Admitindo-se a legitimidade da autenticidade e a flexibilidade das camadas do Museu Guggenheim, pode-se reconhecer a estrutura como um organismo vivo.
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