Não se trata apenas de almôndegas e vikings; a Escandinávia sempre foi o epicentro do design no mundo - basta observar o impacto crescente de Bjarke Ingels e do futuro laboratório espacial da Ikea SPACE10. Para mostrar sua influência significativa, a Expedia ilustrou obras de quatro arquitetos famosos da Dinamaca, Finlândia, Noruega e Suécia e como elas moldaram os movimentos arquitetônicos internacionais dos séculos XX e XXI através de uma coleção de cartazes chamada Monumental Minds.
Contratado pela Texaco em 1938 para projetar um novo modelo de postos de gasolina, Arne Jacobsen incorporou na proposta da Skovshoved Petrol Station as linhas puras e as soluções funcionais tão presentes em suas obras. Tanto no Central Bank of Kuwait quanto no St Catherine's College em Oxford são excelentes exemplos desta linguagem simples, porém potente. Revestindo a fachada de concreto com azulejos brancos, obteve-se um exterior puro e elegante. A forma elíptica da marquise, posteriormente serviria de inspiração para um dos seus projetos de mobiliário, a famosa cadeira Ant ™ de 1952 teve importante papel na vanguarda do minimalismo dinamarquês.
A Estação Ferroviária Central de Helsinque, inaugurada em 1919, exemplifica a abordagem Romântica Nacionalista Finlandêsa de Eliel Saarinen. O edifício revestido de granito possui o título de "edifício mais visitado da Finlândia" o qual recebe mais de 200 mil passageiros todos os dias neste cenário de estilo "Art Nouveau evoluído" que Saarinen desenvolveu e posteriormente apresentou ao mundo quando, em 1923, se muda para os EUA. Muitas de suas obras no novo continente alcançaram o status de "marco histórico nacional" por sua "arquitetura graciosa".
Os delicados projetos de Kjetil Thorsen fortalecem as paisagens nas quais estão inseridos. A Bibliotheca de Alexandria foi o primeiro projeto em grande escala do escritório internacional de arquitetura Snøhetta, co-fundado pelo próprio Thorsen. O projeto procura dissimular a escala do edifício enterrando-o, de forma a minimizar o seu impacto no entorno imediato. Inspirado na relatividade da passagem do tempo, a forma oval da biblioteca alude as órbitas dos planetas e das estrelas enquanto que os blocos de granito, que configuram as paredes, estão gravados com letras de uma enorme variedade de idiomas.
Gert Wingårdh acredita que o "barroco moderno" era essencial para que a Escandinávia pudesse se manter longe do estilo internacional. A arquitetura generosa do Müritzeum personifica sua abordagem maximalista, pois a madeira carbonizada define os limites do edifício implantado na "Terra dos Mil Lagos". Além disso, outros projetos posteriores de Wingårdh mostram sua experimentação com a forma em busca de significado estético, como na cachoeira de vidro que atravessa a fachada da sede da EF Education First em Cambridge, Massachusetts.
Você pode ver toda a coleção de ilustrações aqui.