Charlotte Perriand tornou-se conhecida através de suas colaboração com Le Corbusier e Fernand Léger. Ainda que, em uma época onde era bastante incomum que uma mulher se tornasse arquiteta, desenhista e artista, a carreira de Perriand se estendeu ao longo de três quartos de século e abrangeu lugares tão diversos como o Brasil, Congo, Inglaterra, França, Japão, Papua Nova Guiné, Suíça, e Vietnam.
Nasceu em Paris, em 24 de outubro de 1903. Entre 1920 e 1925 frequentou a Ecole de l’Union Centrale des Arts Décoratifs, onde estudou desenho de mobiliário. Além disso, assistiu às aulas da Academia Grande Chaumière de 1924 a 1926. Frustrada pelo foco voltado no artesanato e no estilo Beaux -Arts defendido pela escola, Perriand se afastou de tudo aquilo que tivesse carácter tradicionalista.
Tornou-se conhecida com 24 anos de idade através de seu Bar sous le Toit de aço cromado e alumínio anodizado, apresentado no Salon d’Automne de 1927. Poco depois iniciou seu percurso de mais de dez anos junto à Pierre Jeanneret e Le Corbusier.
Charlotte Perriand defendeu sua autonomia à respeito aos arquitetos com os quais trabalhou, e em 1927 estabeleceu seu primeiro escritório próprio, do qual nunca abriu mão.
Até então, Le Corbusier mobiliava os espaços projetados com objetos que não eram de sua autoria. A modernidade ainda não havia chego ao desenho de interiores e de mobiliário. Nos anos seguintes, a partir da estreita colaboração que se produziu entre Perriand, Le Corbusier e Jeanneret, os espaços interiores se qualificaram e sua funcionalidade foi levada ao extremo, graças a uma coerência absoluta entre interiores, mobiliário e arquitectura. Perriand propôs que o design das peças refletissem o caráter de seu tempo, tomando emprestadas as ideias da industria automobilística e aeronáutica, resultando em objetos transcendentais na historia do design.
Em 1937 Charlotte Perriand abandonou o escritório de Le Corbusier, e voltou sua atenção para materiais mais tradicionais e formas mais orgânicas. Dedicou-se à investigação da pré-fabricação e modularidade na habitação em colaboração com Jean Prouvé. As participações de Perriand se multiplicaram durante toda sua carreira profissional, colaborando com outros arquitetos como Lucio Costa, Niemeyer, Candilis, Josic & Woods.
* Texto de Florencia Marciani, cortesia de Un Día | Una Arquitecta
Conheça a biografia completa de Charlotte Perriand aqui.