A chefe pâtissier ucraniana Dinara Kasko está fazendo uma arquitetura tão pequena, que cabe em seu prato de sobremesa. Sua mais recente criação, o Algorithmic Modeling Cake, une chocolate e geometria de um modo nunca antes visto
A obra-prima comestível foi feita em homenagem à criação e de um tipo totalmente novo de chocolate: Ruby. Após mais de uma década de desenvolvimento, no início deste ano, o produtor de cacau, Barry Callebaut, produziu com sucesso o que afirma ser a primeira cor natural do chocolate desde que o chocolate branco foi criado há mais de 80 anos. De coloração rosa, o novo chocolate se encaixa tanto na moda do "millennial pink" como no furor das comidas coloridas, como os bagels de arco-íris e o Frappucino Unicórnio do Starbucks.
O Algodithmic Modeling Cake é uma escultura dinâmica e saborosa. Inspirada no trabalho de Matthew Shlian, Kasko desejava criar um conjunto de bolos que se unissem para formar uma composição única. Para conseguir isso, ela usou o Grasshopper, o plug-in do Rhino baseado em algoritmos para gerar 81 pedaços de bolo diferentes. Unidos, eles formam uma sobremesa fascinante que marca a união entre parametrização e gastronomia.
Kasko se aproxima de cada sobremesa da mesma forma que um arquiteto se aproxima do projeto - não é nenhuma surpresa que sua abordagem imaginativa e única para a confeitaria teve início com sua busca pela arquitetura. Estudou e se formou na Escola de Arquitetura da Universidade de Kharkov, e depois de trabalhar na área por 3 anos, decidiu seguir sua verdadeira paixão: a confeitaria.
A base em arquitetura de Kasko é evidente em cada uma de suas criações. Ao conectar confeitaria e arquitetura, ela criou um nicho específico no mundo da gastronomia. Os resultados são belos modelos em pequena escala com linhas limpas e formas geométricas cativantes que oferecem um deleite não apenas ao paladar, mas também à vista.