As complicações da guerra e da violência exigem uma arquitetura ousada para provocar a compreensão de seu impacto na Alemanha. Daniel Libeskind opta por se envolver com tais eventos em seu projeto de extensão do Museu de História Militar de Dresden, ao atravessar uma enorme estrutura de aço e concreto através da fachada neoclássica, arruinando a simetria do antigo edifício.
Eu queria criar uma interrupção ousada, uma deslocação fundamental, penetrar no arsenal histórico e criar uma nova experiência. - Daniel Libeskind 2011
A fotógrafa Alexandra Timpau registrou as pontas afiadas e os duros ângulos do edifício que transmitem a dor e a crítica realidade da guerra à qual Libeskind e o museu se referem. Em suas fotografias, ela brinca com a materialidade da obra e foca nos detalhes que a Libeskind minuciosamente projetou.
Construído em 1897, o Museu de História Militar passou de arsenal saxão, a museu nazista, museu soviético e museu do Leste Alemão, até que, finalmente, foi desocupado em 1989 - condição em que permaneceu até que o governo viu potencial de transformar a estrutura em um museu para a história militar de um país unido e democrático. A nova extensão lança uma nova luz sobre a violência, ao mesmo tempo em que toma uma abordagem antropológica, considerando as causas e os efeitos humanos.
Projetando-se a partir do volume do edifício, a extensão de 200 toneladas conta com uma plataforma de exibição de 3o metros que oferece vistas para a cidade histórica. O espaço de exibição de 2 mil metros quadrados o torna o maior museu da Alemanha, ocupando o título do museu oficial das Forças Armadas Alemãs. Sobrevivente da guerra, o edifício não sofreu nenhum dano durante o bombardeio dos aliados na Segunda Guerra Mundial.
Dresden's Military History Museum / Studio Libeskind
27 Text description provided by the architects. Daniel Libeskind's Military History Museum opens today in Dresden. "I wanted to create a bold interruption, a fundamental dislocation, to penetrate the historic arsenal ..." - Daniel Libeskind, 2011 "It was not my intention to preserve the museum's facade and just add an invisible extension in the back.