Com desenho minimalista, formas puras e um refinado arranjo, a arquitetura moderna portuguesa consagrou-se pela harmonia entre tradição e inventividade. Não diferente, o design concebido pelos arquitetos portugueses têm buscado refletir as questões que incubem a maior escala à menor – o mobiliário.
O trabalho de um arquiteto vai muito além que simplesmente conceber o desenho do edifício e a relação do objeto construído no tecido urbano. A arquitetura é pautada pelos detalhes, independentemente da escala. Notadamente, na arquitetura portuguesa, marcada pelo refino das técnicas – olhando para o passado, concebendo o futuro, o desenho do mobiliário não fica de fora. Nas variadas tipologias (residencial, comercial, cultural, museográfica, religiosa) muitos dos arquitetos também projetaram as peças que compõe seus edifícios.
Projetar os mobiliários aos interiores de suas arquiteturas representa aplicar técnicas estruturais, construtivas, de resistência, racional e plástica ao desenho das peças, aplicando muitos dos conceitos arquitetônicos ao mobiliário.
Dando prosseguimento à nossa série de publicações aos Mobiliários projetados pelos arquitetos, confira a seguir a seleção de alguns dos ícones do design português desenhados por arquitetos.