Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Projeto "A arquitetura como direito humano" de EA-HR é premiado na Bienal do Chile

Subscriber Access

Guardar

Na recente XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile denominada "Diálogos Impostergables", a organização internacional fundada pelo arquiteto chileno Jorge Lobos, Arquitectura Emergencia y Derechos Humanos (EA-HR.ORG), obteve o Prêmio MASISA pela Melhor Proposta Profissional.

Cortesía de XX Bienal de Chile
Cortesía de XX Bienal de Chile

EA-HR, do inglês Emergency Architecture and Human Rights, é uma organização internacional sem fins lucrativos localizada em Copenhague, Roma e Santiago do Chile, que reune arquitetura, arte e ciências sociais. Atualmente encontra-se trabalhando na construção de escolas com sacos de areia para receber crianças da Síria e da Jordânia na vila de Za ́atari, localizada nos arredores do campo de refugiados a 10 km da fronteira com a Síria.

Cortesía de XX Bienal de Chile
Cortesía de XX Bienal de Chile

Durante os dias em que ocorreu a Bienal de Arquitetura em Valparaíso, os visitantes tiveram a chance de ver e participar no processo de construção de uma dessas salas de aula e assistir a uma palestra de Jorge Lobos na qual o arquiteto destaca que ele e sua equipe não se definem como "arquitetos humanitários", mas simplesmente como arquitetos cujos clientes possuem menos dinheiro. Além disso, explicou a ideia principal que estrutura o trabalho da EA-HR; a Arquitetura como Direito Humano:

Nós nos perguntamos por que a arquitetura está ausente em certos processos, quando a arquitetura é parte do conhecimento humano. O conhecimento humano é coletivo. Não pertence a nenhum indivíduo. Todos, de alguma forma ou outra, dependemos do conhecimento dos demais. A criação do conhecimento e da arquitetura, dentro dessa lógica, nos parece que pertence à humanidade. Nessa dimensão, nos parece que a arquitetura é um direito humano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Projeto "A arquitetura como direito humano" de EA-HR é premiado na Bienal do Chile" [La arquitectura como derecho humano de EA-HR obtuvo Premio MASISA en la Bienal de Chile] 02 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado 3 Jul 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/884552/projeto-a-arquitetura-como-direito-humano-de-ea-hr-e-premiado-na-bienal-do-chile> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.