Você poderia se imaginar trabalhando em uma pequena cidade? O mais recente edifício corporativo da Morphogenesis está sendo construído para acomodar mais de 45 mil pessoas para o escritório da Surat Diamond Bourse em Surat, na Índia. Com 600 mil metros quadrados ele abriga mais de 4.000 escritórios e será o segundo maior edifício de escritórios do mundo, estando atrás apenas do Pentágono em Washington DC. Embora sua presença física possa ser grande, o prédio de escritórios foi projetado de forma a minimizar seu impacto ecológico. As estratégias de design passivo, assim como os espaços de trabalho diurnos, a ventilação natural e os espaços interiores / exteriores, não só tornam o escritório do Surat Diamond um projeto eficiente, que responde ao clima, mas também um elemento-chave para alcançar espaços de trabalho bonitos e confortáveis.
Talvez o maior desafio em um projeto deste tamanho seja como fazer circular o grande volume de pessoas que o habitam. Morphogenesis aproximou-se disso, designando o térreo para circulação de veículos e níveis de base exclusivamente para a circulação de pedestres. Neste nível de base, as rotas de transporte são otimizadas para não criarem tempos de caminhada maiores do que 4 minutos a partir de um módulo de entrada para escritório, uma estratégia de projeto semelhante a dos terminais de aeroporto.
O escritório da Surat Diamond queria promover um ambiente de interação social e recreação. Uma espinha central que conecta todos os escritórios é projetada para atuar como um cubo interativo composto por espaços especiais, átrios verdes e experiências visuais. Além disso, os pátios existem nos espaços de refeitório da edificação do lado leste e outras áreas de lazer que funcionam como incubadoras de novos negócios e criam uma "bazaar culture" sensata no complexo de escritórios.
A paisagem, a segurança e a gestão do tráfego unem-se para promover um movimento contínuo aos usuários. A transição entre esses níveis de pedestres e os ambientes de escritório é feita de forma harmoniosa através do uso do microclima. Explorar o potencial de conforto adaptativo e criar um microclima controlado ajudou a utilizar ventilação natural e espaços abertos (protegidos) para funções interativas do programa. Mais de 40% dos espaços do edifício são naturalmente ventilados e uma vegetação densa preenche o exterior e o interior do edifício. Essas decisões não apenas esfumaçam a linha entre o interior e o exterior, mas também criam vantagens psicológicas e melhoram a qualidade do ar interior.
Outras técnicas de projeto sensíveis ao clima são utilizadas para combater o clima quente e úmido de Surat. Todos os escritórios foram projetados para ter uma orientação norte-sul pura e uma camada de construção robusta com menos de 30% de área de aberturas, construção de bloco de concreto leve e as vantagens da massa térmica por revestimento de tijolos naturais ajudam a reduzir os ganhos de calor externos. Outras estratégias de projeto como o controle solar, o movimento do vento/ar e a massa térmica são empregados para ajudar a atingir cargas de refrigeração tão baixas quanto 1,0W / m2. O edifício também é projetado para os padrões IGBC Platinum com recursos de coleta de água da chuva, geração de energia fotovoltaica, um sistema de água cinza, bem como materiais de construção locais.
A eficiência do edifício também se estende ao seu projeto de construção. O projeto representa uma abordagem inovadora para arquitetura de baixo custo projetada com máxima eficiência espacial. A otimização e a simplicidade de design através da modularidade de projeto diminuíram os custos do projeto para até US $ 500 / metro quadrado, mantendo altos padrões de sustentabilidade ambiental.
A Surat Diamond Bourse é concebida como um exemplar para a integração da arquitetura comercial de alta densidade com um design eficiente e sensível ao clima. Apesar de ser uma presença maciça, o edifício foi cuidadosamente projetado e considerado para reduzir seu impacto ambiental ao mesmo tempo em que cria um ambiente confortável para seus trabalhadores. Esta obra-prima da Morphogenesis está estabelecendo novos padrões para desenvolvimentos globais dessa escala.
Arquitetos
Arquitetos Responsáveis
MorphogenesisEstrutura
MEP
Transporte Vertical
Tráfego
Área
600.000 m2Ano do projeto
0Fotografias
Cortesia de Morphogenesis
Via: Morphogenesis.