Os consultores da Theatre Projects , juntamente com o escritório de arquitetura Studio KO, criaram recentemente um auditório polivalente de 115 lugares, com o objetivo de organizar conferências, exibições, concertos, teatro e cinema.
O espaço faz parte do novo Museu Yves Saint Laurent de Marrakech - inaugurado em outubro de 2017 no Marrocos - e incorpora uma série de elementos e tecnologias que permitem oferecer uma alta qualidade de som e iluminação, bem como garantir a flexibilidade total da sala para se adaptar para todos os usos necessários.
Descrição pela equipe de projeto. Um museu que homenageia o legado do icônico designer de moda francês Yves Saint Laurent abriu em outubro dentro do Jardin Majorelle, um jardim botânico de 8 mil m², com paisagismo artístico e um complexo de museus em Marrakech, Marrocos.
Os 4.000 m² do Museu Yves Saint Laurent Marrakech abrigam uma coleção de milhares de vestidos e jóias desenhados por Saint Laurent e incluem dois salões de exibição e um grande átrio. No centro do edifício há um versátil auditório multifuncional de 115 lugares para projeções informativas, música acústica e amplificada, eventos teatrais, conferências, filmes e transmissões ao vivo.
Para acomodar todos esses usos, Theatre Projects projetou o auditório aconchegante, incluindo o equipamento do teatro e o ambiente acústico, para permitir que a sala funcione como um cinema e uma sala de conferências de primeira qualidade, assim como um salão dinâmico de recitais. Em parceria com o estúdio de arquitetura KO, Theatre Projects projetou uma sala ergonômica, acústica e esteticamente confortável e convidativa que envolve artistas e plateia e proporciona uma experiência compartilhada.
Theatre Projects concentrou-se também na facilidade de acesso do público, circulação lógica e eficiente e conforto da plateia. Com a integração cuidadosa e perfeita dos sistemas técnicos, as audiências podem focar nas apresentações e não no equipamento do teatro. O resultado é uma joia técnica multifacetada e um espaço aconchegante e muito versátil.
Painéis de difusão sonora foram projetados para realçar a riqueza do som e criar uma sensação de amplitude: fundamental para a música clássica. Acima do palco, os refletores integrados na arquitetura controlam os ecos e direcionam o som para a plateia. Embutidos nas paredes laterais, um sistema acústico variável controla o tempo de reverberação, reduzindo esse tempo a mínimos 0,2 segundos para frequências médias. Theatre Projects controlou o isolamento acústico da sala, projetando uma parede dupla que envolve a sala e um lobby de acesso através de portas especialmente projetadas, que bloqueiam níveis de ruído intrusivos de até 20 decibéis.
Paredes acústicas ajustáveis, iluminação de resposta rápida e os sistemas de ponta de projeção e de som proporcionam excepcional flexibilidade de apresentação, permitindo que a sala se adapte facilmente a qualquer evento. O teatro apresenta um sistema de som portátil de reforço, uma mesa de mixagem digital de 48 canais, um equipamento de gravação e de playback digital, dispositivos de tradução simultânea e transmissão sem fio para pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de projeção de primeira linha faz com que a sala comporte uma variedade de programações, incluindo transmissões de apresentações ao vivo, transmitidas para o teatro através de um sistema de recepção integrado via satélite.
Com um sistema de varas motorizadas no teto, a iluminação pode ser carregada e ajustada com o mínimo de interferência. A iluminação das apresentações no auditório é composta inteiramente de LEDs, controlados por uma mesa de iluminação digital através de uma rede Ethernet. A iluminação arquitetônica no auditório é integrada engenhosamente na arquitetura da sala e é controlada por um sistema Paradigm automatizado de controle da iluminação. O controle da iluminação permite que os usuários gravem e reativem diferentes ajustes de iluminação e ativem ou desativem diferentes áreas dos ajustes prévios.
Além do auditório versátil, Theatre Projects foi responsável pelo ambiente acústico de todo o museu. Seu trabalho garantiu que o espaço de exibição ficasse livre de ruídos externos e mecânicos intrusivos e pudesse funcionar como pretendido --promovendo o pensamento e a reflexão sobre o trabalho de Yves Saint Laurent e a cultura que ele ajudou a formar.