Rogers Stirk Harbour + Partners deram início à construção de uma nova instalação de conservação e armazenagem do Louvre em Liévin, na França. Capaz de armazenar e conservar até 250.000 obras, a edificação busca ser uma das instalações de pesquisa e estudo mais avançadas do mundo.
Localizado a uma curta distância do Louvre Lens, projetado pelo SANAA, a nova instalação terá 18.500 metros quadrados, incluindo uma área de tratamento de conservação de 1.700 metros quadrados e 9.600 metros quadrados de espaço para armazenamento.
Construído no terreno natural, a edificação de um único pavimento crescerá para fora da paisagem com um telhado verdejante emoldurado por dois pares de muros de concreto que remanescem a arquitetura militar francesa de Vauban. Os materiais foram escolhidos com base em sua "simplicidade, resiliência e sobriedade".
"A moldura de concreto simples e elegante fornece uma estrutura altamente eficiente e condições ambientais estáveis", explicam os arquitetos.
Um corredor largo e abobadado conhecido como o "bulevar das obras de arte" servirá como a principal coluna circulatória da edificação, onde a arte passará do compartimento de entrega de 400 metros quadrados para as áreas dedicadas à conservação e tratamento.
"O trabalho realizado aqui enriqueceu nosso vocabulário arquitetônico", disse Graham Stirk, sócio sênior da Rogers Stirk Harbor + Partners e arquiteto principal no projeto. "O edifício Louvre-Lens se misturará quase completamente à paisagem e casará com a forma inclinada do terreno. O pavimento único também facilitará muito o movimento das obras ".
Rogers Stirk Harbour + Partners está colaborando com os arquitetos paisagistas Mutabilis Paysage & Urbanisme, consultores técnicos Egis Batiment Nord, consultores ambientais Inddigo SAS e gerente de projetos VPEAS SAS.
É previsto que a edificação esteja concluída até o verão de 2019, com obras sendo gradualmente transferidas para a instalação durante o segundo semestre do ano.
RSHP Wins Competition to Build Conservation Facility for Louvre
The Musée du Louvre and the Nord-Pas de Calais region has selected Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) to build a new conservation and storage facility for the Louvre in Liévin, northern France (Nord-Pas-de-Calais). Built primarily for study and research, the 20,000-square-meter "landscape building" will feature a series of vaulted light-filled conservation studios and storage spaces topped with a lush green roof.