Há dez anos, o projeto Hungerburgbahn de Zaha Hadid marcou para sempre a paisagem edificada de Innsbruck, Áustria. Desde sua inauguração, mas de 4,5 milhões de passageiros visitaram ao menos uma das quatro estações de trem que conectam o centro da cidade com a Montanha Norkette e Hungerburg.
As quatro estações apresentam geometrias orgânicas características da obra de Zaha Hadid. Cada uma, no entanto, fora projetada para um contexto único, com topografia, altitude e fluxo de passageiros específicos.
Hungerburgbahn conecta a vibrante cidade de Innsbruck com a natureza e as estações se tornaram parte integrante da paisagem urbana. - Christine Oppitz-Plorer, Prefeita da cidade
Juntamente com a empreiteira Strabag, o escritório de Zaha Hadid venceu o concurso para Hungerburgbahn em 2005. Quando concluídas, as estações eram as maiores estruturas do mundo que empregavam painéis de vidro de dupla curvatura. O projeto foi rapidamente selecionado para o Prêmio Stirling pelo Royal Institute of British Architects em 2008.
As estações se tornaram não apenas um equipamento de transporte público de Innsbruck, mas também ícones do caráter alpino da cidade. Dez anos após inauguradas, as estações continuam a atrair visitantes de todo o mundo.
Innsbruck vai comemorar o 10º aniversário de Hungerburgbahn com eventos ao longo do inverno, incluindo visitas arquitetônicas nas terças-feiras às 10:30 (em inglês) e nas sextas-feiras às 4:00 da (em alemão) até 6 de abril de 2018.
Via: Zaha Hadid Architects.