Atrás da icônica Opera House de Oslo projetada pelo Snøhetta há outro conjunto de edifícios que ajuda a alçar Oslo como figura de proa da arquitetura europeia. O projeto Barcode é um masterplan que consiste em uma série de edifícios de uso misto em altura que marcam o skyline da cidade. Cada um dos edifícios é criação de diferentes parcerias entre escritórios de arquitetura da Europa, e juntos, criam uma composição cujos intervalos entre volumes fazem lembrar um código de barras - daí o apelido do projeto.
Cada um dos edifícios tensiona os limites do que um edifício em altura pode ser. Seja na forma de uma escada gigante ou de uma versão 3D de Tetris, cada um dos edifícios apresenta suas próprias peculiaridades. Entre as empresas envolvidas no projeto estão Dark Arkitekter, A-lab, MVRDV e Snøhetta. Veja, a seguir, uma série fotográfica do projeto Barcode feita pelo fotógrafo alemão Rainer Taepper.
O projeto Barcode se mostrou bastante controverso ao propor edifícios em altura em uma cidade que apresenta, em quase toda sua extensão, gabaritos baixos. No entanto, a principal justificativa para o tipo de ocupação era aliviar a pressão do rápido crescimento da cidade sem perder qualquer área verde. Os vazios entre os edifícios deveriam ter, no mínimo, 12 metros, o que não apenas garante a presença de espaços verdes como também contribui para a leveza do conjunto e iluminação e ventilação das unidades.